Quem tem diabetes pode comer queijo mussarela?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sabendo disso, o diabético pode comer queijo, sim.

Alimentos para diabéticos – Grupo 6 (Lácteos e Derivados)
Composto pelos seguintes Alimentos: Leite, iogurtes, queijos magros (minas frescal, ricota, cottage, requeijão light) e queijos gordos e amarelos. Dê preferência ao consumo de produtos desnatados e light, isentos de gorduras.

O queijo tem um índice glicêmico relativamente baixo, com a maioria dos queijos tendo um valor IG inferior a 50. Por exemplo, o IG de queijos como mussarela e queijo cottage prensado é igual a 0.

Recomendo substituir pães e massas em geral por versões INTEGRAIS. O pão refinado após digerido poderá se transformar em glicose mais rapidamente que o integral. Procure sempre por opções integrais. O mesmo vale para macarrão ou massas em geral.

Mesmo vegetais, alimentos integrais e naturais precisam ser consumidos em quantidades, combinações e intervalos seguros. Os alimentos que podem ser consumidos à vontade são as verduras de folhas e os vegetais com menor teor de carboidrato.

As versões diet são mais indicadas para diabéticos. Por fim, a médica lembra que portadores de obesidade, dislipidemia e síndrome metabólica devem consumir manteiga, margarina, requeijão e geleia com equilíbrio e moderação. “O ideal é buscar orientação de um médico nutrólogo”, finaliza.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Frituras. Alimentos gordurosos e fritos, como pizza, hambúrguer, batata frita e outros alimentos do tipo devem ser evitados por diabéticos. Pessoas com diabetes têm mais facilidade em desenvolver complicações nos vasos sanguíneos, e frituras são alimentos que trazem riscos para essa região do corpo.

óleo de coco

O óleo de coco ajuda no combate à diabetes
Dietas ricas em Triglicerídeos de Cadeia Média, como os presentes no óleo de coco, protegem contra a resistência à insulina.

Se o paciente está com o diabetes controlado, ele pode sim consumir esporadicamente o alimento. Desse modo, o ideal é associar o consumo à atividade física e a outros alimentos de baixo índice glicêmico — e, se necessário, ministrar a insulina conforme orientação médica”, finaliza a nutricionista.

Consumir o pão com um pouco de manteiga é uma das opções. Claro, não é para exagerar também, né? Outra dica importante é consumir o pão com uma fatia queijo ou com ovo, por exemplo. São maneiras de evitar que o carboidrato simples vire açúcar rapidamente.

Segundo os nutricionistas, o ideal é comer os queijos amarelos só uma vez por semana e apenas 30 gramas. "Uma fatia de queijo muçarela, que a gente bota no sanduíche, já passa de 20 gramas, então, se você botar duas fatias, você já está passando até da cota”. A mesma quantidade vale para os queijos brancos.

5 - Mussarela de búfala: Produzida a partir do leite de búfala, esse queijo é perfeito para uma alimentação saudável: "É mais proteico e uma ótima fonte de cálcio, esse queijo possui menor teor de gordura saturada e colesterol, quando comparado os queijos produzidos com leite de vaca.

O Diabético pode e deve consumir o iogurte natural. ele é uma ótima fonte de cálcio e de probióticos que são bactérias benéficas ao intestino. Se estiver acima do peso dê preferência ao iogurte natural desnatado.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

CUIDADO COM A QUANTIDADE!
O consumo da bolacha de água e sal pelo diabético está longe de ser proibido!

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas.

Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego: