Quem tem diabetes pode comer pupunha?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

“Pessoas com diabetes não podem comer frutos regionais do norte, como o açaí, pupunha e tucumã.” MITO – Não existem frutos proibidos para pessoas com diabetes, apesar do alto teor energético, podem ser consumidos, desde que inseridos no plano alimentar saudável.

Assim como também têm um baixo índice glicêmico e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Legumes como abobrinha, berinjela, couve-flor, espinafre, cebola, pimentão, tomate, aipo, couve e agrião são excelentes opções para quem quer controlar a diabetes.

Alimentos para pré-diabéticos:
Proteínas: peixes, frutos do mar, frango, ovo, tofu, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha; Gorduras boas: azeite de oliva, nozes, amêndoas, semente de abóbora ou de girassol; Frutas: morango, pera, goiaba, melão, laranja e maçã.

Manga

Manga. A manga é uma fruta extremamente rica em diversas vitaminas e minerais, além de fibras. O consumo diário de 10 gramas de manga liofilizada (ou 100 gramas da fruta fresca) pode reduzir o açúcar na corrente sanguínea.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Veja quais são as cinco frutas com maiores taxas de glicose. Banana; Ameixa preta; Caqui; Manga; Mamão; Brito considera que é importante estar mais atento com a quantidade ingerida do que com o índice glicêmico do alimento.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas para a saúde e não elevam os níveis de açúcar no sangue. Alimentos como abacate, azeite de oliva, castanhas e sementes são fontes de gorduras saudáveis.

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.

  • Chocolate amargo. É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. ...
  • Frutas acompanhadas de fibras. ...
  • Sorvete caseiro. ...
  • Picolé de frutas sem açúcar. ...
  • Pera.

Além de adotar uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, assim como parar de fumar e reduzir o consumo de álcool, também ajuda a reverter o quadro de pré-diabetes.

Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).