Quem tem diabetes pode comer pipoca?

Perguntado por: egonzaga7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quem tem diabetes pode comer pipoca? Aqui a resposta super assertiva: sim. A pipoca é um aperitivo de baixo custo, pouca caloria e rica em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, a porção ideal para quem possui a doença é de três xícaras de pipoca estourada, que é correspondente a 15 g de carboidratos.

55

2) A pipoca só tem um índice glicêmico de 55 e uma carga glicêmica baixa!. Em outras palavras, é muito improvável que eleve o açúcar no sangue - a insulina agradece.

Se o paciente está com o diabetes controlado, ele pode sim consumir esporadicamente o alimento. Desse modo, o ideal é associar o consumo à atividade física e a outros alimentos de baixo índice glicêmico — e, se necessário, ministrar a insulina conforme orientação médica”, finaliza a nutricionista.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

Chocolate amargo, sem excessos, é o tipo mais indicado para pessoas com diabetes ou pré-diabetes

  • Chocolate de soja. Ideal para veganos e pessoas com intolerância alimentar. ...
  • Chocolate Amargo. ...
  • Chocolate diet. ...
  • Chocolate ao Leite. ...
  • Chocolate Branco. ...
  • Cuidado com os acompanhamento dos peixes. ...
  • Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas? Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade.

Mas, já esclarecemos logo no início deste artigo que a batata doce tem um baixo índice glicêmico, com valor de 44. É importante ressaltar ainda que esse índice pode ser considerado alto a partir de 69. Então, quem tem diabetes pode comer batata doce sim!

Ao contrário do que muitos falam, a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes. A pipoca é fonte de carboidrato, mas isso não deve te assustar, por ser rica em fibras alimentares, contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis de glicemia.

Mas outros feijões também podem ser uma excelente opção alimentar para pessoas com diabetes. Os grãos podem ajudar as pessoas a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque, como carboidratos complexos, o corpo os digere mais lentamente.

A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Veja outros alimentos ricos em fibra que ajudam no controle da diabetes.

O diabético pode comer pizza tradicional, mas não mais do que 1 fatia média. Entretanto, é bom evitar aquelas que contenham embutidos, como presunto, pepperoni e peito de peru defumando, pois são ricos em sódio e gordura.

A farinha de aveia, é uma das opções de farinhas funcionais para diabetes, mais barata e mais fácil de ser encontrada no mercado. Por ser um grão integral, tem baixo índice glicêmico, sendo uma ótima opção de uso para diabéticos.

Para aqueles com diabetes que tomam regularmente os seus medicamentos, beber a quantidade recomendada de 3 a 5 xícaras de café ao dia , mesmo com um pequeno pico instantâneo do nível de glicose, que tende a cair na sequencia, e em nada irá afetar o nível de A1c , contanto que esta bebida esteja incluída na ingestão ...

Os ovos são um alimento com baixo teor de carboidratos e têm um índice glicêmico muito baixo. Isso os torna uma boa fonte de proteína para pessoas com Diabetes. A American Diabetes Association (ADA) afirma que os ovos são um alimento adequado para pessoas com Diabetes.

Outro fator problemático é que as frituras podem promover o ganho de peso, o que também não é nada indicado para quem tem diabetes.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Não, o diabetes não o proibe de comer carne de porco. Mas é comum diabetico ter dislipidemia ( taxas altas de gorduras no sangue). Neste caso é necessario a restriçao da carne com gorduras e tambem necessario o uso de uma estatina.

Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, a pessoa sente tonturas, juntamente com outros sintomas, como sede, fome, cansaço e letargia. A melhor forma de evitar esses picos e quedas é através do monitoramento diário, seguir a medicação corretamente e investir em uma alimentação saudável.