Quem tem diabetes pode comer amendoim?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Um estudo realizado na Universidade de Toronto (Canadá) mostrou que substituir carboidratos por cerca de 50 g. de amendoim ou outras castanhas, diariamente, melhora o controle da glicose e gorduras no sangue, em pessoas com diabete tipo 2.

O ideal é comer um máximo de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada, já que o alimento é calórico - ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura. Assim, aproveita-se os benefícios sem provocar malefícios como o ganho de peso.

Quem tem diabetes pode comer pipoca? Aqui a resposta super assertiva: sim. A pipoca é um aperitivo de baixo custo, pouca caloria e rica em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

Um estudo realizado na Universidade de Toronto (Canadá) mostrou que substituir carboidratos por cerca de 50 g. de amendoim ou outras castanhas, diariamente, melhora o controle da glicose e gorduras no sangue, em pessoas com diabete tipo 2.

O amendoim, assim como as outras oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, pistache...) é fonte de gordura boa, que pode ajudar a aumentar o colesterol "bom" (HDL) e, consequentemente, reduzir o colesterol "ruim" (LDL). Entretanto, deve ser consumido com moderação, como todo alimento.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

O amendoim cru é uma ótima maneira de consumir o alimento, garantindo todos os seus nutrientes e minerais. A casca vermelha do amendoim, inclusive, tem um excelente percentual de fibras.

Sim, comer amendoim à noite ou antes de dormir é uma ótima ideia. Induz a produção de melatonina e ajuda a ter um sono de qualidade.

É possível observar que o amendoim é saudável, porém deve ser consumido com moderação, pois contém bastante caloria, como parte de um planejamento alimentar. Algo interessante sobre a composição do amendoim é que ele é rico em fitoesteróis, que são nutrientes capazes de diminuir o colesterol ruim e combater o câncer.

A abóbora apresenta um baixo índice glicêmico, o que beneficia a saúde de pessoas portadores de diabetes. O consumo da fruta ajuda a produzir insulina e as suas sementes contêm ômega-3, que também são benéficas para os diabéticos.

4. Faz bem para quem tem diabetes. Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

Se o fizerem apenas ocasionalmente, não existem grandes problemas, desde que não ultrapassem as 60 g de hidratos de carbono por refeição. Para preservar as propriedades nutricionais deste alimento, deve confecioná-lo, idealmente, com pouca água.

Citamos rapidamente lá em cima que o tubérculo ajuda no controle da doença, o que significa que, sim, pessoas com diabetes podem consumir batata-doce. A questão não é evitá-la, mas equilibrar a quantidade consumida.

As frutas que os diabéticos podem comer precisam ser de nível glicêmico médio para baixo, como: maçã, pera, laranja, mamão, cereja e entre outras. Quem é diabético precisa ter um cuidado redobrado com a alimentação. Especialmente, quando se refere a alimentos ricos em carboidratos e açúcares, como é o caso das frutas.

Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia. Mas, na grande maioria das vezes, os efeitos dessa alergia não são imediatos, portanto dificilmente são relacionados à sua causa.

Contudo, apesar do elevado IG da melancia, esta fruta, bem como qualquer tipo de fruta, pode ser consumida por pessoas com diabetes, desde que: Consuma a quantidade recomendada (uma talhada de 200g); Não faça uma ingestão isolada deste fruto.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Bebidas muito doces, como o suco de laranja e o de uva, são contraindicados para diabéticos, pois elevam rapidamente o açúcar no sangue. Já ingredientes como melancia, aipo, maçã e batata yacon são bem-vindos pois ajudam a controlar a glicemia.