Quem tem diabetes pode comer açúcar demerara?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos. Essa orientação vale não só para o demerara, mas para quaisquer tipo de açúcar que seja consumido.

Qual o açúcar mais saudável? Se você ainda não consegue se imaginar vivendo sem açúcar, mas está procurando opções mais saudáveis, o mascavo orgânico é a melhor pedida. Por ser menos refinado que o açúcar demerara, ele preserva os nutrientes da cana-de-açúcar, como as vitaminas A e B, ferro, potássio e magnésio.

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas? Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade.

O açúcar demerara tem um sabor similar ao do melaço e pode ser usado para adoçar bebidas, como café, chás e sucos ou em preparações, como bolos, pães, doces e geleias.

O açúcar demerara tende a contribuir para a absorção correta de proteínas e carboidratos, o que é bom para manter o metabolismo bem regulado. Por não conter aditivos químicos, ele também não interfere nas bactérias boas do intestino e nem desencadeia problemas inflamatórios.

Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.

Significado de Demerara
substantivo feminino Variedade de cana-de-açúcar. Etimologia (origem da palavra demerara). De Demerara, nome próprio. substantivo masculino Tipo de açúcar cristal amarelo.

Para o organismo, é como se as nossas células estivessem carentes de glicose. Assim, o fígado libera ainda mais glicose para o sangue, pois, para ele, o sinal é de que as células estão famintas. Resultado: os níveis de açúcar no sangue sobem a partir das 2 da madrugada.

O que é o açúcar Demerara? O açúcar Demerara é produzido a partir da cana-de-açúcar e é composto por grãos grandes que proporcionam uma textura mais crocante. É originário da Guiana (antiga Demerara), na América do Sul. Porém, a maior parte do açúcar demerara disponível hoje vem de Maurício, na África.

De acordo com o endocrinologista, em geral, a quantidade do consumo de açúcar para um diabético é de até 30 gramas por porção.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.

Na verdade, o diabético pode comer pão porque existem muitas opções saudáveis. Pães integrais como os de trigo integral, de centeio, os pães germinados e as variedades orgânicas de grão integral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Banana com aveia
Quando misturada com a aveia, que possui fonte de fibras, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana. Está aí mais uma opção sobre o que o diabético pode comer no café da manhã.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Os ovos são um alimento com baixo teor de carboidratos e têm um índice glicêmico muito baixo. Isso os torna uma boa fonte de proteína para pessoas com Diabetes. A American Diabetes Association (ADA) afirma que os ovos são um alimento adequado para pessoas com Diabetes.