Quem tem diabetes pode comer açaí?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Com um cardápio bem montado e seguido pelo diabético, tudo pode ser consumido, desde que se observe a quantidade, pois tudo o que é em excesso faz mal. Com esta regra simples em mente, podemos dizer que o dibético pode sim tomar açaí! Aliás, esta regra da atenção ao excesso deve ser seguida para quaisquer alimentos.

Se você é diabética, pode optar por sorvetes sem açúcar, desde que estejam em conformidade com seu plano alimentar e consumo moderado. No entanto, é importante verificar os rótulos dos sorvetes sem açúcar para garantir que não contenham adoçantes artificiais em excesso, que podem afetar seus níveis de glicose.

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

Foi calculada a média do IG de cada participante para determinar o IG da polpa do açaí. Resultados: A polpa de açaí pode ser classificada como um alimento de alto IG (86,07±11,83%) e carga glicêmica intermediária (16,34 g).

Boa notícia para quem tem diabetes: consumir leite no café da manhã reduz a glicose no sangue ao longo do dia. Uma mudança na rotina do café da manhã pode trazer benefícios para o tratamento do diabetes tipo 2, de acordo com um novo estudo que será publicado no “Journal of Dairy Science” de outubro.

Bata o açaí, 1 banana (use a banana congelada para ficar mais cremoso), 100 g da granola e 5 pedras de gelo no liquidificador. Acrescente mais granola, se preferir mais cremoso. Coloque em um pote, corte a outra banana em rodelas e decore com o restante da granola.

O Native Açaí Zero Açúcar é apenas adoçado com stevia: não adicionamos açúcar, corantes ou conservantes. Retira-o do congelador cerca de 10 minutos antes de consumir, para apreciares a sua textura cremosa.

O segredo está em escolher o açaí puro, sem xarope, açúcares adicionados e conservantes. Para quem quiser adoçar, basta batê-lo com frutas, como banana, por exemplo, ou adicionar um fio de mel.

06 frutas mais indicadas para diabéticos

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na absorção de carnes e outras proteínas pelo organismo. ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Chocolates amargos a partir de 70% cacau, como a colega falou, doces preparados com açúcar de coco, com biomassa de banana verde, fibras como chia, linhaça, ajudam a controlar a glicemia, assim como misturar frutas doces com frutas ou alimentos mais gordurosos como abacate, coco (excelente gordura, mesmo sendo saturada ...

  1. Chocolate amargo. É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. ...
  2. Frutas acompanhadas de fibras. ...
  3. Sorvete caseiro. ...
  4. Picolé de frutas sem açúcar. ...
  5. Pera.

"O sorvete é constituído de 10 a 17% de gordura, 12 a 17% de açúcares ou adoçantes, 0,2 a 0,5% de estabilizantes e emulsificantes e 65% de água", explica Janaina Alvarenga Feitosa Vilar, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês.

Diminui a pressão arterial
A diminuição da pressão arterial é outro benefício desse fruto tão nutritivo. O açaí pode contribuir para a redução do colesterol ruim, evitando assim a aterosclerose. Estudos também apontam que após o consumo de açaí existe uma dilatação das artérias, por isso a pressão tende a baixar.

Benefícios do açaí
Além de ser uma boa fonte de energia, o açaí é rico em antioxidantes. Ou seja, ele fornece substâncias capazes de combater prejuízos que os radicais livres podem causar no corpo. Radicais livres são moléculas instáveis que circulam pelo organismo.