Quem tem diabetes pode beber muita água?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Todo mundo já ouviu dos mais variados benefícios da ingestão de água para o corpo humano. O que muita gente não sabe é que além de uma dieta balanceada, a bebida também é parceira para quem possui diabetes, podendo ajudar no nível de açúcar no sangue.

O consumo de álcool deve ser evitado pelos diabéticos porque as bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo).

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.

Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe. Uma alimentação rica em proteínas, verduras e gorduras boas também pode ajudar nesse quesito. Se o problema for recorrente, vá ao médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

3a dica para baixar a glicose naturalmente- exercite-se
Os nossos músculos são responsáveis pela maior parte da captação de glicose após uma refeição. E sabemos, através de estudos, que a atividade física pode diminuir o açúcar no sangue até 24 horas após o treino, tornando seu corpo mais sensível à insulina.

Para aqueles com diabetes que tomam regularmente os seus medicamentos, beber a quantidade recomendada de 3 a 5 xícaras de café ao dia , mesmo com um pequeno pico instantâneo do nível de glicose, que tende a cair na sequencia, e em nada irá afetar o nível de A1c , contanto que esta bebida esteja incluída na ingestão ...

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.

Mesmo vegetais, alimentos integrais e naturais precisam ser consumidos em quantidades, combinações e intervalos seguros. Os alimentos que podem ser consumidos à vontade são as verduras de folhas e os vegetais com menor teor de carboidrato.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

Urina transparente
Além disso, a urina pode ficar transparente em quadros de diabete descontrolada, o que também faz com que a pessoa precise ir ao banheiro com mais frequência.

A sensação de cansaço constante está relacionada ao diabetes. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose do sangue não vá para as células na quantidade adequada, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além da fadiga, a diabetes pode provocar dores no corpo.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.