Quem tem diabetes gestacional pode comer pipoca?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Quem tem diabetes pode comer pipoca? Aqui a resposta super assertiva: sim. A pipoca é um aperitivo de baixo custo, pouca caloria e rica em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

55

2) A pipoca só tem um índice glicêmico de 55 e uma carga glicêmica baixa!. Em outras palavras, é muito improvável que eleve o açúcar no sangue - a insulina agradece.

Aqui a resposta super assertiva: sim.

Saiba se quem tem diabetes pode comer cuscuz. Agora que você sabe qual a origem e o que compõe o prato, vamos acabar com o mistério: sim, quem tem diabetes pode comer cuscuz! Na verdade, a pessoa com diabetes pode comer de tudo, porém com muita sabedoria em relação à quantidade.

Durante a noite, os níveis glicêmicos não podem ser menores que 60 mg/dl. Nas gestantes pré-diabéticas as necessidades de insulina são de 0,7-0,8 U/kg/dia no primeiro trimestre; 0,8-1,0 U/Kg/dia no segundo trimestre e 0,9-1,2 U/Kg/dia no terceiro trimestre.

A recomendação atual da OMS é oferecer a cesariana para mulheres com diabetes gestacional quando o peso do bebê estiver acima de 4,5 quilos. “Essa indicação não é absoluta já que o ultrassom no final da gravidez erra entre 10% a 20% e a mulher tem ainda opção do parto assisitido (com fórceps)”, explica Quesia Vilamil.

Como saber se a diabetes gestacional está controlada? Apenas exames de glicose são capazes de detectar os níveis de açúcar no sangue e indicar se o tratamento está controlando a doença.

Para as grávidas com diabete gestacional, a insulina só pode ser aplicada em qualquer parte da barriga até as 26 semanas de gestação.

Se pensarmos que uma embalagem grande de pipocas pode pesar 150 g, estaremos a falar de 75 g de açúcar, ou seja, o equivalente 12 pacotes de açúcar.

Algumas das melhores fontes de carboidratos complexos são frutas, grãos, legumes, tubérculos e cereais integrais. A beterraba é bom exemplo de alimento natural com carboidrato que pode ser ingerido por diabéticos. Ela é rica em vitaminas, minerais e carboidratos complexos.

Então, sim, o diabético pode comer milho, mas com moderação e consciência das demais escolhas do prato. O monitoramento da glicose, duas horas antes e duas depois, também é importante para saber como o milho impactou no controle da sua glicemia.

Pipoca possui glúten: mito
Se você é celíaco ou está fazendo alguma dieta na qual precise evitar glúten pode comer pipoca a vontade, pois produtos com milho em geral não apresentam essa substância. Isso vale, claro, para aquela pipoca que é produzida na panela.

Sendo rico em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio e ferro, especialistas afirmam que o açaí pode ser consumido até duas vezes ao dia durante a gravidez, desde que da maneira mais natural possível e sem adição de açúcares.

Recomendo substituir pães e massas em geral por versões INTEGRAIS. O pão refinado após digerido poderá se transformar em glicose mais rapidamente que o integral. Procure sempre por opções integrais. O mesmo vale para macarrão ou massas em geral.

A resposta é sim. A tapioca pode fazer parte do cardápio de uma pessoa com diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. A farinha de tapioca fornece uma parte do carboidrato em forma de amido resistente.