Quem tem diabetes a urina fede?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O diabetes, doença agravante da doença renal crônica, também pode ser causadora do problema. “A presença de açúcar no sangue, indicativo de uma possível diabetes não controlada, também pode fazer com que a urina apresente odor diferente do normal”, esclarece Ângela Santos.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Urina amarela forte ou muito amarela
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.

Segundo a profissional, sim, a chance de se desenvolver mau hálito pode se tornar maior quando a pessoa tem diabetes. Ela explica que isso acontece pela possibilidade de produção de corpos cetônicos liberados em níveis altos de glicose e pela falta de insulina.

A glicosúria renal não tem qualquer sintoma nem consequências graves. O médico faz o diagnóstico quando um exame de sangue de rotina detecta glicose na urina, apesar dos níveis de glicose no sangue estarem normais.

É ideal que o paciente trate a condição que causou a obstrução ou em casos de infecção ou pouca diluição, ingira de 2 a 3 litros de água por dia. Aumentando a ingestão de líquidos a urina volta a ficar bem diluída, diminuindo o cheiro forte e voltando à cor ideal (quase transparente).

Bicarbonato de sódio
O pó branco é muito utilizado por ser um neutralizador de odores orgânicos, como é o caso do cheiro de xixi. Para limpar a área, você pode usar o bicarbonato de sódio sozinho. Neste caso, jogue uma boa quantidade do ingrediente na área com mau cheiro e deixe agir por, aproximadamente, cinco horas.

A trimetilamina tem um odor de peixe, mas normalmente é reconvertida em N-óxido de trimetilamina no fígado pela ação de uma enzima, e esse subproduto é tipicamente inodoro. Entretanto, se você apresentar deficiência dessa enzima, ocorre um acúmulo de trimetilamina, que é excretada na urina.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

A urina apresenta um odor característico causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina malcheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.

Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Urina de cor amarelo âmbar
Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

Náusea. Quando temos diabetes, ou o nosso pâncreas não produz insulina, ou ela não age efetivamente nas células. Com isso, temos uma situação chamada hiperglicemia, isto é, o açúcar não é utilizado e fica acumulado na corrente sanguínea. Isso pode causar uma série de sintomas, entre os quais um dos principais é o enjoo ...