Quem tem diabete pode tomar suco de babosa?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

O suco de babosa contém flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e ajudando no controle da diabetes.

Ingredientes. Lave bem a folha da babosa, corte e retire o gel. Misture o gel com a água e o suco de laranja, e leve ao fogo para ferver. Depois de ferver é só beber ainda morno, adoçado ou não.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Babosa (ou aloe vera)
Para melhor absorção de suas propriedades, recomenda-se a ingestão diária do suco dessa planta, produzido com folhas frescas e sem adição de componentes químicos (basta bater a planta com um pouco de água no liquidificador).

Ajuda a manter o coração saudável: alguns estudos recentes apontam que o suco de babosa pode ajudar a aumentar a circulação, reduzir o colesterol, as triglicérides e os níveis de lipídios da gordura no sangue. Também pode oferecer alívio de tensões, ajudando a reduzir a pressão arterial e a manter o coração saudável.

Contraindicações. Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro.

Efeitos colaterais da babosa
Há relatos de diarreia, disfunção dos rins e dermatites devido à ingestão da babosa. O uso tópico da planta pode causar alergias, irritação e edema local.

Contraindicações do uso de babosa
Já a ingestão de aloe vera é contraindicada para crianças, mulheres grávidas e durante a amamentação, para pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário, hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, disenterias, nefrite, apendicite e prostatite.

De acordo com o parecer técnico da agência, a planta não apresenta evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão de babosa e há relatos de reações adversas, inclusive em Alagoas. O uso tópico, em cosméticos e aplicações externas, é liberado.

Além de fortalecer a imunidade, o suco de babosa também pode auxiliar no tratamento de muitos problemas devido à sua ação anti-bacteriana. Basicamente, graças à eficácia no combate da ação de bactérias e vírus maléficos para o corpo, a babosa pode ser auxiliar no tratamento para herpes e para a candidíase.

Por ser um medicamento natural, não deve ser utilizado para sempre. Tome até se sentir melhor, ou seja, de 3 a 6 meses em qualquer bebida de sua preferência. Contraindicação: o gel em si não possui ressalvas, apenas evite a aloina. Atenção: não tome a forma inteira no mesmo dia, pois pode ocasionar o efeito contrário.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.

Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe. Uma alimentação rica em proteínas, verduras e gorduras boas também pode ajudar nesse quesito. Se o problema for recorrente, vá ao médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.

A babosa também pode servir para promover a saúde do cabelo e da pele e para auxiliar no tratamento de anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, alterações inflamatórias, prisão de ventre e problemas digestivos.

O medicamento feito com óleo da erva baleeira se mostrou eficaz na cicatrização de feridas de portadores da diabetes – doença que gera altos índices de amputações de membros no país.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

A planta ajuda a amenizar a azia através do controle da secreção de ácido dentro do estômago. Auxilia também no combate às úlceras gástricas, já que impede que elas fiquem maiores.

Coma a planta crua.
A Aloe vera tem um sabor suave. Você pode simplesmente comer as folhas por conta própria como lanche entre as refeições. Se quiser, também pode molhar a Aloe vera em coisas como húmus e molhos vegetarianos.

O consumo de Aloe vera não traz benefícios para o fígado e pode até te prejudicar. Não há pesquisas mostrando algum ganho e também não há definição dos níveis seguros para o uso. O melhor é não arriscar.

A dose diária recomendada do extrato ou do gel da aloe vera varia entre 30 ml a 300 ml por dia, segundo Karin. Ela ressalta a importância da indicação, que deve ser feita por um profissional de saúde. A nutricionista destaca que a seiva da planta não pode ser consumida in natura.