Quem tem diabete pode tomar leite com aveia?

Perguntado por: emello . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A aveia é um cereal altamente nutritivo. Contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por isso, é um alimento benéfico e saciante que pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Mesmo das pessoas com diabetes!

Ingredientes

  1. 1 copo grande cheio de leite de amêndoas (ou outro)
  2. 2 colheres de sopa cheias de flocos de aveia.
  3. 1 colher de sopa de sementes de chia.
  4. 1 colher de chá de canela.
  5. 1 colher de sopa de stevia (adoçante natural)

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Banana com aveia
Quando misturada com a aveia, que possui fonte de fibras, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana. Está aí mais uma opção sobre o que o diabético pode comer no café da manhã.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Além disso, a fibra da aveia ajuda a prevenir doenças, sem mencionar o aumento da saciedade. É importante que a aveia seja consumida fresca e não aquecida, pois isso fará com que a aveia perca alguns nutrientes. A dose recomendada é de no máximo quatro colheres de sopa de aveia por dia.

Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas !

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Quem tem diabetes pode comer aveia, sim! O nosso conselho? Fale com o seu médico ou peça ajuda a um nutricionista. Eles ajudarão a definir as porções de aveia que poderão integrar a sua alimentação de uma forma saudável, equilibrada e passível de manter a diabetes bem controlada.

O Diabético pode e deve consumir o iogurte natural. ele é uma ótima fonte de cálcio e de probióticos que são bactérias benéficas ao intestino. Se estiver acima do peso dê preferência ao iogurte natural desnatado.

Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Além de ser uma ótima companhia para frutas e cereais, ele pode virar um grande aliado de quem está fazendo dieta e de quem tem diabetes, aponta um novo estudo, publicado no Journal of Dairy Science.

VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer pão francês, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudável. Não é recomendável utilizar apenas um tipo de alimento, pois haverá menor proporção de nutrientes e risco de monotonia.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Além disso, é importante que o diabético opte pelos pães que contêm 90 calorias ou menos por fatia, principalmente se a pessoa planeja comer duas fatias. Pães que contêm nozes e sementes podem ser uma boa escolha, já que eles contêm algumas gorduras saudáveis, proteínas e fibras, mas eles terão mais calorias.

Por ser feito de farinha branca, a velocidade que isso faz subir a glicose é muito rápida, mas algumas estratégias, de acordo com a nutricionista, podem ajudar a frear essa subida, ou seja diminuindo o pico glicêmico. Consumir o pão com um pouco de manteiga é uma das opções.