Quem tem diabete pode tomar chá de cravo?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O efeito hipoglicemiante do cravo faz dele uma alternativa natural e complementar de tratamento ou alimento funcional para pacientes pré-diabéticos e pacientes com diabetes leve, controlada com exercício e dieta.

O cravo é um analgésico e antisséptico natural
Um chá de cravo-da-índia também pode amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

Canela pode auxiliar no controle do diabetes, aponta estudo - 07/02/2021 - UOL VivaBem.

Como fazer chá de cravo

  1. Aqueça 240ml de água em uma panela até a ebulição.
  2. Adicione de 1 a 4 cravos.
  3. Desligue o fogo, tampe o recipiente e aguarde 5 minutos de infusão.
  4. Coe e adoce a gosto.

O chá de cravo é destinado especialmente para amenizar e diminuir as dores. Além disso, é excelente para reduzir a menstruação e diminuir as febres, tanto de crianças quanto de adultos. Tem efeito relaxante e, de acordo com especialistas, ajuda a dormir melhor.

Como preparar o chá
Colocar 10g de cravos em uma panela com 1 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. A seguir deve deixar esfriar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.

O cravo-da-índia ativa enzimas que auxiliam o funcionamento do estômago e intestino, por isso possui ação combatente da diarreia e de melhora na digestão. O cravinho também ajuda na diminuição da flatulência. O ideal é que, para esse caso, o chá seja tomado após a refeição que contenha alimentos mais pesados.

Mesmo sendo natural, esse chá pode ser prejudicial para algumas pessoas. Veja as contraindicações desta combinação.

  • Gestantes. ...
  • Diabéticos. ...
  • Hipertensos. ...
  • Pessoas que possuem úlcera estomacal. ...
  • Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes.

Cravo-da-índia: efeitos colaterais e contra-indicações
O cravo-da-índia, por sua vez, quando ingerido em excesso, pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis. Apesar de apresentar benefícios a saúde, algumas pessoas devem evitar o seu consumo.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Alguns ótimos exemplos de sucos que o diabético pode tomar sem culpa são os preparados com ingredientes como melancia, aipo, maçã e batata yacon, porque possuem ingredientes que ajudam a controlar a glicemia.

O chá de louro também pode ser um benefício para quem tem diabetes. Isso porque o louro estimula o trabalho da insulina, o que ajuda a regular o trabalho o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes tipo 2.

Dicas para baixar o nível da hemoglobina glicada:

  • Siga um plano correto alimentar.
  • Faça uso correto da medicação.
  • Realize atividade física regular.
  • Mantenha um controle do seu peso.

Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas !

Como tomar o chá de cravo
O ideal é consumir no máximo três xícaras ao dia. Pode ser consumido em jejum ou meia hora antes das refeições principais, pois ajuda a inibir o apetite.

O cravo é rico em uma substância chamada eugenol, que pode conter ação antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante, antiviral e antioxidante. Segundo estudos, o efeito é similar ao de um anestésico natural, porém, sugere-se cautela com o hábito de mastigar a especiaria para não ocasionar em feridas na região bucal.

O chá de louro e cravo-da-índia é apresentado nas redes sociais como um remédio natural supostamente eficaz na queima de gordura abdominal. Em várias publicações do Facebook alega-se que esta combinação de especiarias “emagrece”, “seca a barriga” e “desincha”.

Melhora a cicatrização e combate infecções
Além disso, também conta com poder antibacteriano e antifúngico, o que faz com que ele contribua para a cura de infecções. É daí que vem a indicação que chá de cravo é bom para o pulmão, pois justamente essas propriedades ajudam a tratar problemas respiratórios.