Quem tem diabete pode tomar água tônica?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A água tônica também tem menos açúcar do que um refrigerante. Mas como é só um pouquinho mesmo, quem tem diabetes ou tá de dieta pode escolher a versão diet, light ou zero, combinado? Elas têm adoçantes e, por isso, contam com poucas calorias!

O CO2 é um gás inerte, eliminado do corpo durante a digestão. Agora que você já sabe que diabéticos podem tomar água com gás sem nenhuma preocupação, que tal uma receita de aromatização? É uma maneira de acrescentar elementos que vão tornar sua bebida diferente e estimular o consumo.

A água tônica é ótima para fazer aquela limpeza no organismo e se livrar de toxinas prejudiciais para a nossa saúde. As toxinas vêm normalmente de produtos muito industrializados, principalmente as que contêm corantes ou conservantes em excesso, ou até da própria poluição no ar que respiramos.

Coca Cola zero (zero açúcar, zero calorias) e Coca Cola zero zero (zero açúcar, zero calorias, zero cafeína) são adequados para diabéticos. Ambos os produtos contêm edulcorantes em sua composição em substituição ao açúcar.

Os refrigerantes podem ser, sim, ingeridos por pessoas portadoras de Diabetes, já que ambos são desprovidos de açúcar, tanto a versão diet quanto sua versão zero.

A água tônica também tem menos açúcar do que um refrigerante. Mas como é só um pouquinho mesmo, quem tem diabetes ou tá de dieta pode escolher a versão diet, light ou zero, combinado? Elas têm adoçantes e, por isso, contam com poucas calorias!

A água tônica zero pode ser uma opção melhor para quem quer ou precisa ingerir menos calorias e açúcares.

Para ingerir uma dose corresponde ao quinino em pílula, seria necessário tomar aproximadamente dois litros de água tônica diariamente. O quinino deve ser evitado por pessoas com histórico de hipoglicemia, já que essa substância pode baixar o nível de açúcar no sangue, e portadores de doença renal ou hepática.

O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.

Beba bastante água
Beber água ativa os rins, que eliminam o excesso de açúcar do sangue na urina. Alguns estudos já mostram que quem bebe mais água tem menor risco de desenvolver hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue).

O que acontece mesmo é que tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial. Por isso, não tem nenhum problema que você goste de beber água tônica – seja ela pura ou misturada em um coquetel de gin. O importante mesmo é que você consuma a bebida de maneira equilibrada, sem exageros.

Quando se trata de aliviar o calor durante o verão, a água tônica funciona como opção leve e refrescante, podendo ser consumida pura ou com frutas cítricas - com rodelas de limão e laranja, por exemplo. Esse tipo de mistura fica rico em vitaminas, antioxidantes e faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos.

A água com gás nada mais é do que água comum que passa por um processo de gaseificação. Já a água tônica é preparada com água com gás, açúcar e quinino. É justamente o quinino que deixa a bebida com seu sabor característico.

A cerveja não precisa mais do que água, malte, lúpulo e levedura em sua composição, portanto, as marcas mais indicadas são: Heineken, Bohemia, Amstel, Stella Artois, entre algumas outras que também não possuem aditivos, excesso de carboidratos e conservantes.

Portanto, com moderação e autocuidado com o diabetes, é possível consumir bebida alcoólica sem colocar em risco a saúde e aproveitar os momentos especiais. Mas lembre-se que esse consumo por pessoas com diabetes não deve fazer parte da rotina.