Quem tem diabete pode comer ora-pro-nóbis?

Perguntado por: etrindade9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

8. Contribui para o controle da diabetes. A ora-pro-nóbis tem poder de ajudar a controlar o nível de açúcar do sangue, já que as fibras presentes na planta são capazes de absorver e distribuir o açúcar proveniente dos alimentos no organismo de forma mais lenta.

O chá de ora-pro-nóbis é contraindicado apenas às pessoas alérgicas aos componentes da planta. Porém, é prudente que o seu consumo seja supervisionado por um médico competente.

Não há uma quantidade específica recomendada para consumo de ora-pro-nóbis. Contudo, apenas 100 gramas da planta são suficientes para garantir as necessidades diárias de ferro, zinco e manganês na dieta de um adulto.

Contribui para o controle da diabetes
A ora-pro-nóbis tem poder de ajudar a controlar o nível de açúcar do sangue, já que as fibras presentes na planta são capazes de absorver e distribuir o açúcar proveniente dos alimentos no organismo de forma mais lenta.

Como usar ora-pro-nóbis no dia a dia? Muita usada na culinária mineira, a ora-pro-nóbis é indicada para o preparo de saladas, omeletes, risotos, smoothies, sucos e chás. Outra dica interessante é desidratar e triturar as folhas para fazer uma espécie de farinha nutritiva.

Ajuda a combater anemia
Um forma de prevenir a anemia ferropriva é ingerir, regularmente, alimentos ricos em ferro. A ora-pro-nóbis é um deles. Se você estiver em tratamento para anemia ferropriva, ingerir alimentos ricos em ferro pode ser uma forma adjuvante de curar a doença.

Até o momento não foram constatados efeitos colaterais de ora-pro-nóbis, porém dependendo da espécie, pode apresentar grande quantidade de oxalato, tendo a possibilidade de contribuir com a formação de cálculos no sistema urinário.

Não há evidências científicas que sugiram que o consumo de ora-pro-nóbis possa fazer mal para o fígado. Na verdade, a planta é conhecida por ser rica em nutrientes, tais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C, e fibras alimentares, além de apresentar propriedades antioxidantes.

QUANTAS FOLHAS DE ORA-PRO-NÓBIS DEVO COMER POR DIA? Não há uma quantidade máxima definida para consumo das folhas de ora-pro-nóbis. Apesar disso, é suficiente 100 gramas da planta para as necessidades diárias de um adulto.

Em geral, os fabricantes recomendam de 2 a 4 cápsulas de ora pro-nóbis antes das refeições. Alguns recomendam tomar duas vezes ao dia e outros apenas uma, mas a dosagem é totalmente segura.

Pereskia aculeata

Pereskia aculeata é o nome científico da ora-pro-nóbis. Ela pode ser cultivada em vasos ou em cercas vivas. A ora-pro-nóbis tem mais proteínas do que outras verduras porque tem menos água.

Ferva 1 litro de água; Após isso, adicione quatro colheres de folhas de ora-pro-nóbis, aguardando assim a bebida ferver por mais de 10 minutos; No final, é preciso coar e o chá pode ser adocicado com mel ou adoçante natural.

Além disso, seu consumo diário ajuda a dar mais saciedade, sendo boa aliada nas dietas de emagrecimento. A ora-pro-nobis, pode ser consumida de diversas maneiras, desde acompanhamentos em saladas, chás e sucos.

O Chá Misto de Ora-pro-nóbis é uma alternativa saborosa para desfrutar dos benefícios da ora-pro-nóbis combinados com limão e hortelã com cravo. Esta mistura especial oferece apoio à saúde intestinal e digestiva, além de importantes qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento.

A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema.

Benefícios da ora-pro-nóbis:
O chá tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite. A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas. Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol).

Pode prevenir a anemia
A Ora-pro-nóbis contém boa quantidade de ferro, mineral fundamental, pois participa do transporte, do armazenamento e da liberação de oxigênio para as células. O ferro também auxilia na formação das células do sangue e evita a anemia.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.