Quem tem diabete pode comer linguiça de frango?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Chocolate, macarrão ou linguiça são alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes, porque além de serem ricos em carboidratos simples que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contêm outros nutrientes que ajudem a regular a quantidade de glicose no sangue.

"Mesmo assim, é preciso ter cuidado com a quantidade de frango e peixe ingerida, pois devido a alta quantidade de proteína, pode afetar os rins do diabético", conta o especialista. Assim, é recomendado ingerir frango três vezes por semana, peixe e carne vermelha sem gordura, somente uma vez por semana.

Uma dieta com ingestão regular de carne suína associada à exercícios físicos podem favorecer pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 a perder peso, segundo uma pesquisa financiada pelo Centro de Pesquisas em Suínos e pela Australian Pork Limited.

frango

Entre os diferentes tipos de linguiça, a mais saudável é a que é feita a partir do frango. Em comparação, o frango é mais saudável que a carne suína, apresentando menos gorduras, mas mesmo assim necessita de temperos para o seu preparo, como o sal.

Os cortes de carne vermelha magros, alcatra, patinho e lagarto, possuem micronutrientes como a Vitamina B12 e o Ferro, que ajudam na dieta dos diabéticos.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

Peixe gordurosos
Obter o suficiente dessas gorduras regularmente é importante em uma dieta para quem tem diabetes, já que existe um risco maior de doenças cardíacas e derrames.

Sim, diabéticos podem comer churrasco, porém deve-se tomar os devidos cuidados. Deve-se substituir os acompanhamentos ricos em carboidratos refinados e açúcar por opções mais saudáveis, como saladas e vegetais grelhados, assim adicionando fibras e nutrientes essenciais à refeição.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Frituras. Alimentos gordurosos e fritos, como pizza, hambúrguer, batata frita e outros alimentos do tipo devem ser evitados por diabéticos. Pessoas com diabetes têm mais facilidade em desenvolver complicações nos vasos sanguíneos, e frituras são alimentos que trazem riscos para essa região do corpo.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

De acordo com um novo estudo, publicado no periódico científico Science Translation Medicine, brócolis, couve, repolho e outros alimentos da mesma família possuem um composto antioxidante que pode atuar no tratamento do diabetes tipo 2.

Sabendo disso, o diabético pode comer queijo, sim. Desde que tenha consciencia da quantidade, controle a glicose e faça boas escolhas. Você resiste a um bom queijo?

Mas a resposta é sim! Pessoas com diabetes podem comer coxinha, desde que tenham cuidado com a quantidade e a qualidade do alimento. Segundo a nutricionista Carol Netto é importante prestar atenção na quantidade de carboidratos e gorduras, pois a gordura pode retardar a absorção do carboidrato pelo organismo.

O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente. Por isso devem ser consumidos junto com outros alimentos, de preferência os que são fontes de fibra alimentar.

CUIDADO COM A QUANTIDADE!
O consumo da bolacha de água e sal pelo diabético está longe de ser proibido! Mas vale ponderar se essa é a melhor escolha. É mais fácil, por exemplo, se perder na contagem de bolachas consumidas quando pegamos um pacote e vamos comendo aos poucos.

Assim, o consumo excessivo de linguiça não é aconselhado por especialistas da área da saúde. “Apesar do frango ser uma carne magra, todos os tipos de linguiças são considerados alimentos gordurosos, pois recebem adição de gordura.

A receita de Linguiça de Frango no Paiol, criação do mineiro Diego César Lara, venceu o concurso A Melhor Linguiça do Brasil, do Mais Você. Ele ganhou o troféu e o prêmio de R$ 10 mil.

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.