Quem tem diabete pode comer feijão à vontade?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Importante para nossa saúde de uma forma geral. Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato.

O feijão preto é abastecido com proteínas, minerais importantes e é também uma ótima fonte de fibras. Estas propriedades nutricionais tornam o feijão preto um alimento eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando a digestão e promovendo a saúde cardiovascular.

Mesmo vegetais, alimentos integrais e naturais precisam ser consumidos em quantidades, combinações e intervalos seguros. Os alimentos que podem ser consumidos à vontade são as verduras de folhas e os vegetais com menor teor de carboidrato.

Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas.

Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

5 opções de doces para a dieta de diabéticos:

  • 1 – Mousse de Cacau. Ingredientes. ...
  • 2 - Creme de Manga com Coco. Ingredientes. ...
  • 3 – Bolo de Banana com Canela de Micro-ondas. Ingredientes. ...
  • 4- Bolo de cacau sem farinha. Ingredientes. ...
  • 5- Cupcake de coco. Ingredientes.

Segundo a nutricionista, a água com limão ou mesmo o suco de limão são ideais como substitutos a sucos com maior quantidade de carboidratos para reduzir a quantidade de açúcar a ser consumida ao longo do dia.

A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Veja outros alimentos ricos em fibra que ajudam no controle da diabetes.

Acarbose (Precose) e Miglitol (Glyset) são os mais populares inibidores de alfa-glucosidade. Esses medicamentos auxiliam o organismo a diminuir os níveis de glicose no sangue através da quebra de amido presente nos pães, batatas, macarrão e no intestino. Eles também reduzem a degradação de alguns tipos de açúcares.

Os cortes de carne vermelha magros, alcatra, patinho e lagarto, possuem micronutrientes como a Vitamina B12 e o Ferro, que ajudam na dieta dos diabéticos.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Apesar de conter açúcar em sua composição, a beterraba não é vilã dos diabéticos, pelo contrário. Possui vitaminas, minerais e fibras, que retardam a absorção do nutriente pelo organismo, beneficiando o controle glicêmico pós-refeição.

Para começar o conteúdo dando a resposta, sim, quem é diabético pode comer melancia! Esta fruta apresenta apenas 30 calorias a cada 100 gramas e, além de tudo, contém nutrientes necessários para a dieta de qualquer pessoa, principalmente dos diabéticos.

8 alimentos que diabéticos não devem comer

  • Frituras.
  • Geleias.
  • Mel.
  • Refrigerantes.
  • Bolos.
  • Biscoitos.
  • Chocolate.
  • Alimentos processados.

Recomendo substituir pães e massas em geral por versões INTEGRAIS. O pão refinado após digerido poderá se transformar em glicose mais rapidamente que o integral. Procure sempre por opções integrais. O mesmo vale para macarrão ou massas em geral.