Quem tem diabete pode comer carne de porco assada?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não, o diabetes não o proibe de comer carne de porco. Mas é comum diabetico ter dislipidemia ( taxas altas de gorduras no sangue). Neste caso é necessario a restriçao da carne com gorduras e tambem necessario o uso de uma estatina.

Chocolate, macarrão ou linguiça são alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes, porque além de serem ricos em carboidratos simples que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contêm outros nutrientes que ajudem a regular a quantidade de glicose no sangue.

Evitar: Alimentos gordurosos e industrializados, salgadinhos, preparações fritas, leite e seus derivados integrais, manteiga, consumo excessivo de óleos na cocção, banha, toucinho, torresmo.

Pode e deve! O que não deve comer são carboidratos em excesso. A grande questão na alimentação de quem tem diabetes é a quantidade de carboidrato ingerida em cada refeição. Em relação à carne vermelha, recomenda-se ingerir um bife do tamanho da palma da mão por refeição.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Devido à quantidade baixa de gordura saturada, as carnes brancas (frango, peru e coelho) são as mais recomendadas para os diabéticos. No entanto, atenção à pele! Apesar de ser deliciosa, é rica em gorduras saturadas! Quando a pele é retirada, o frango e o peru são uma ótima escolha de proteína para quem tem diabetes.

Para aqueles com diabetes que tomam regularmente os seus medicamentos, beber a quantidade recomendada de 3 a 5 xícaras de café ao dia , mesmo com um pequeno pico instantâneo do nível de glicose, que tende a cair na sequencia, e em nada irá afetar o nível de A1c , contanto que esta bebida esteja incluída na ingestão ...

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).

A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Não, o diabetes não o proibe de comer carne de porco. Mas é comum diabetico ter dislipidemia ( taxas altas de gorduras no sangue). Neste caso é necessario a restriçao da carne com gorduras e tambem necessario o uso de uma estatina.

Muitos alimentos que são ricos em vitaminas e outros micro e macronutrientes tem carboidratos e não precisam sair da dieta dos diabéticos. Alimentação equilibrada e saudável é a base de tudo, sem restrições específicas. Com moderação, cima feijão, assim como outras leguminosas.

Mas outros feijões também podem ser uma excelente opção alimentar para pessoas com diabetes. Os grãos podem ajudar as pessoas a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque, como carboidratos complexos, o corpo os digere mais lentamente.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

O carboidrato, mesmo aquele proveniente do arroz, da batata ou do macarrão, não está proibido”, adianta a nutricionista Maristela Strufaldi, da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Só que é preciso moderação”.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.