Quem tem desgaste na coluna pode trabalhar?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quando o desgaste na coluna aposenta? Na verdade, existem casos onde o desgaste na coluna aposenta, geralmente quando é grave e provoca problemas de saúde na vida da pessoa. No entanto, vai depender da perícia médica constatar se o desgaste é ou não passível de aposentadoria.

  • Hérnia de disco. Enquadrada entre as 5 doenças na coluna para auxílio-doença no INSS, conhecida como “bico de papagaio”, seus sintomas vão de leves a graves que podem exigir cirurgia, por exemplo. ...
  • Lombalgia. ...
  • Artrose na coluna. ...
  • Osteoporose. ...
  • Escoliose.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.

Medicamentos para a artrose na coluna
Ibuprofeno e naproxeno são alguns deles.

CID M54.5 – Dor lombar baixa é uma algia na região inferior da coluna vertebral, conhecida como lombalgia.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica.

O portador da CID 10 M54 precisa contribuir para o INSS para ter direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez? Sim. Como falado anteriormente, o portador de lombalgia deve ter um período mínimo de contribuição de 12 meses para a concessão da aposentadoria por invalidez.

salário de benefício é calculado com 100% da média aritmética dos seus salários); sob o cálculo aplica-se a alíquota de 91% (por exigência da lei); esse valor é limitado à média dos 12 (doze) últimos salários-de-contribuição; o valor formula corresponde a Renda Mensal Inicial do auxílio-doença.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Como acabei de te contar, os problemas na coluna em si não geram o direito à aposentadoria por invalidez! O que gera o direito ao benefício é a incapacidade para o trabalho, seja ela temporária ou permanente.

Quando o trabalhador se vê acometido por doença degenerativa em tal nível que o impeça de trabalhar com qualidade de vida, pode ser hora de tentar a aposentadoria por incapacidade permanente, a antiga invalidez, no INSS.

Portador de Doença Incapacitante poderá ter direito a Aposentadoria sem Carência. ou aposentadoria por invalidez, que hoje é de um ano.... Porém, nem todas as pessoas com doenças reumáticas, neuromusculares ou osteoarticulares crônicas ou degenerativas, vão se beneficiar da isenção....

Por ser um quadro degenerativo, a artrose não tem uma cura, mas existem tratamentos que desaceleram sua progressão e auxiliam na manutenção da qualidade de vida dos pacientes. É necessário que o paciente aprenda a conviver com a artrose, porém saber como tratá-la e ter uma boa qualidade de vida sem dor.

A hérnia de disco L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna lombar.

Existem diversos fatores que favorecem o desgaste da coluna, como hábitos diários do paciente relacionados à má postura, alimentação e a má execução da prática esportiva. Contudo, a coluna passa por um processo de desgaste natural que ocorre ao longo do tempo e se acentua durante a terceira idade.

Vitamina D3 pode melhorar dor lombar crônica| Boasaúde.