Quem tem desgaste na coluna pode receber auxílio doença?

Perguntado por: asanches9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Se você tem diagnóstico confirmado para doenças da coluna, você deve procurar o médico para analisar a sua doença. Ele poderá recomendar um afastamento que, caso supere os 15 dias, dá direito ao auxílio-doença.

A boa notícia é que há certas doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por invalidez. Você sabia disso? São elas: Hérnia de Disco, Osteofitose, Discopatia Degenerativa, Protusão Discal e Cervicalgia.

Sim, problemas na coluna dão direito a benefícios do INSS, mas depende de qual problema é, e qual o grau. Isso porque não basta ter a doença, mas sim comprovar que ela te deixou impossibilitado de exercer suas funções laborais.

Dependendo do grau de compressão e dos sintomas, o tratamento pode ser clínico com medicamentos e fisioterapia. Além disso, é importante a prevenção, hábitos de vida saudáveis, como alimentação, sono e atividade física tardam o envelhecimento do corpo e, consequentemente, da coluna.

Há diversas propostas de tratamento para a artrose na coluna como os métodos não invasivos que incluem repouso relativo, fisioterapia, acupuntura, analgésicos, destacando o alongamento, o fortalecimento muscular e a reeducação postural (RPG), para que tenha mobilidade da articulação evitando o desgaste precoce da ...

A artrose na coluna é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem ou degeneração das articulações, levando a uma diminuição da movimentação da coluna e podendo ocasionar dores na região lombar. A doença é mais comum a partir dos 50 anos, devido ao processo natural de envelhecimento e desgaste dos ossos.

A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.

O valor do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, que é igual à média simples de todos os salários de contribuição ou dos 12 últimos meses, o que for menor.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Principais Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral

  • Hérnia de Disco. Uma hérnia de disco é uma protrusão de um disco, que ocorre entre cada osso da coluna vertebral. ...
  • Estenose Espinhal. ...
  • Doença Degenerativa do Disco. ...
  • Espondilolistese. ...
  • Osteofitose (Bico de Papagaio)

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.

A hérnia de disco L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna lombar.

A doença da coluna degeneração do disco lombar (discopatia degenerativa) é um processo de desgaste ou ruptura que ocorrem no disco intervertebral, particularmente no núcleo pulposo, devido a desidratação e o ressecamento ocorridos com o avançar da idade, sendo que o sintoma mais comum é a dor na coluna.