Quem tem depressão tem mente fraca?

Perguntado por: ecosta3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

Você não deve se sentir fraco ou inferior aos demais por ter depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou qualquer outra condição de saúde mental. O cérebro é um órgão e, assim como os outros, também pode adoecer.

Queixas de memória são frequentes em pessoas com depressão e podem estar relacionadas à avaliação negativa que o indivíduo faz de si mesmo, à diminuição de interesse e motivação, bem como às alterações de atenção e concentração que ocorrem neste quadro.

Tamanho do Cérebro
Há evidências crescentes de que várias partes do cérebro encolhem em pessoas com depressão. Especificamente, a matéria cinzenta, um tecido com muitas células cerebrais.

Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades.

Pessoas com depressão têm mais chances de apresentar dor de cabeça por serem mais afetados por situações de pressão no dia a dia, causando a Cefaleia Tensional. Também ficam mais suscetíveis por apresentarem alterações hormonais que agravam o sintoma.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

«E, embora as pessoas não mudem de personalidade, podem ter alguns ajustamentos, ficam mais vulneráveis, menos confiantes e com um olhar pessimista perante a vida e, nesses casos, a depressão pode arrastar-se durante vários meses e, até, tornar-se crónica», alerta o especialista.

Maioria dos pacientes com depressão sente dores físicas
Segundo o psiquiatra, cerca de 65% dos pacientes deprimidos se queixam de dores e 52% das pessoas com dores crônicas apresentam algum grau de depressão. Essa relação é bastante conhecida, mas as causas ainda são investigadas.

2) Depressão
Importante causa de esquecimentos em jovens, principalmente devido a redução de neurotransmissores essenciais para as funções cognitivas, como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Além de causar disfunção executiva (dificuldade no planejamento e realização de tarefas) e déficit de atenção.

Algumas pessoas se queixam dessa sensação com alguns antidepressivos, dizem ter melhorado a tristeza, o choro, a ansiedade e a reação exagerada às coisas ruins que acontecem na vida, mas ao mesmo tempo também sentem uma redução da capacidade de experimentar como antes as sensações prazerosas...

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

O surto psicotico pode ocorrer em individuos deprimidos, porém, nem todas pessoas com depressão podem apresentar surtos psicóticos. O surto psicótico pode ter relação também outros transtornos psquiatricos envolvendo outras variáveis.

1 - Ouça com atenção e acolha
Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

O que causa vazio emocional? De acordo com os profissionais, a sensação de vazio se trata da consequência da falta de contato com algo que proporciona prazer para a pessoa. Isso pode acontecer principalmente quando a pessoa leva uma vida indesejada em todos os campos, seja profissional ou sentimental, familiar, etc.

Falta de concentração e dificuldade de tomar decisões. Aquela sensação de cabeça vazia, com dificuldade de concentrar-se, de indecisão, de prestar atenção. Às vezes, os próprios pensamentos se tornam confusos dificultando a tomada de decisões diante das situações.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão pode ser considerada um transtorno mental, que se caracteriza principalmente por uma tristeza forte e permanente em quem está com o problema, além do fato de a pessoa não sentir prazer em praticamente nenhum atividade realizada durante sua rotina.