Quem tem depressão não sonha?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O que ocorre, na verdade, é que os pacientes com depressão entram muito antes na fase REM. Além disso, esta fase em que ocorrem os sonhos geralmente dura até 3 vezes mais. Ou seja, as pessoas com depressão sonham o triplo das pessoas sem depressão.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

A relação entre sono e depressão. A depressão e o sono estão intimamente ligados. A grande maioria das pessoas com distúrbios depressivos apresentam problemas relacionados ao dormir, mas não necessariamente o mesmo problema.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Neste período, os olhos também podem ficar mais secos, porque a lubrificação depende de boas horas de sono e de piscar adequadamente. “O ato de piscar pode diminuir, gerando quadros de olho vermelho crônico e ardência nos olhos”, explica o Dr. Hamilton Moreira.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Para tanto, o processo S (definido sucintamente como a pressão do sono) aumenta ao longo do dia e atinge o máximo à noite, levando ao sono. Na depressão, esse aumento do processo S é deficiente durante a vigília devido à diminuição do sono de ondas lentas.

Thompson e seus colegas sugerem que a visão tradicional de que há um estado inconsciente durante sono profundo, e consequentemente por isso deixamos de sonhar, sem sonhos, é muito simplista.

Porque sonham uns mais que outros
Quando isto não acontece, é provável que algo de errado esteja a acontecer com os ciclos de sono que não proporcionam o descanso do corpo, facultado principalmente pelo sono profundo, e o descanso da mente, alcançado durante os períodos de sonho.

Como já explicamos, não é que você não esteja sonhando, apenas não se lembra dele. De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

Depressão – Essa doença afeta diretamente toda uma vida comportamental de uma pessoa. Pessoas que se encontram em um quadro depressivo, tem uma forte predisposição para se isolar. E quanto mais avançado for o quadro pior fica essa necessidade de se isolar.

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

Alguns grupos recomendam que a duração do tratamento do 1o episódio seja de 12 meses após a melhora, 2o episódio de dois a três anos, e o 3o episódio de cinco anos ou mais.

Continuar lendo Quem sonha dorme bem?