Quem tem depressão pode tomar ayahuasca?

Perguntado por: uaragao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Pacientes com depressão apresentam melhora ao tomar ayahuasca para tratar doença | Profissão Repórter | G1.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

Um estudo publicado em 2014 na Revista Brasileira de Psiquiatria mostrou que o líquido pode ser um potencial tratamento para depressão. De acordo com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), a ingestão de uma dose do chá (2,2ml/kg de peso) ajuda a reduzir em 66% os sintomas da doença.

Abdicar de substâncias como cafeína, álcool e açúcar pode reduzir seus níveis de serotonina, o que por sua vez levaria a um aumento maior deste neurotransmissor ao ingerir ayahuasca, proporcionando assim uma experiência de maior intensidade, disse Keatley.

O efeito psicotrópico da ayahuasca, segundo explica o professor, é semelhante ao do LSD, produzindo alucinações visuais e auditivas. Isso se deve à combinação de substâncias presentes nas ervas que têm ação direta no sistema nervoso central.

O que a análise de casos deixa claro é a atividade subjetiva da ayahuasca. Se ela atua de formas diferentes em indivíduos diferentes, não fará o efeito desejado em qualquer pessoa que sequer saiba o que está fazendo ou o que está buscando. É preciso uma preparação acima de tudo psicológica.

"A atenção deve ser redobrada se a pessoa é portadora de esquizofrenia ou transtorno bipolar, pelo risco potencial de agudização do quadro”, completa Hallak. A ayahuasca também não deve ser consumida por quem usa antidepressivos.

Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou. Juntamente com os efeitos, a ayahuasca aumenta os níveis de serotonina no estômago e no cérebro.

Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998). As b-carbolinas têm propriedades alucinógenas (Cazenave, 1996) e, portanto, contribuem para a atividade da bebida Ayahuasca.

Não utilizar álcool e drogas, Não consumir carne, Não consumir açúcar (frutas são permitidas) Abster-se de relações sexuais nos 3 dias antes (a energia sexual quando contida tem grande poder)

A ayahuasca é uma infusão vegetal psicoativa da Amazônia. Tipicamente, provoca poderosas visões, assim como alucinações em todas as demais modalidades de percepção. Essas experiências geralmente se associam a insights pessoais, ideações intelectivas, reações afetivas e experiências espirituais e místicas profundas.

Artistas brasileiros superam barreiras e chegam ao estrelato internacional; veja alguns exemplos

  • daime.
  • ayahuasca.
  • famosos.
  • maitê proença.
  • caetano veloso.
  • lucélia santos.
  • sting.
  • zecarlos machado.

Ayahuasca não tem contraindicações indicadas pelo conselho de medicina. Entretanto, é necessário que se tenha alguns cuidados observando o cenário das suas condições físicas – especialmente no momento de tomar o chá. Naturalmente, pessoas que fizeram ingestão de álcool ou drogas químicas não podem consumir o chá.

A média de preço de uma sessão de terapia pode variar entre 30 a 150 reais (em uma visão conservadora) em sessões de 60 a 90 minutos. Imaginamos que uma pessoa vá a cada 15 dias e fique 2 anos em tratamento. Ela terá gasto entre 1680 a 7.200 reais ao final do tratamento.

Pode beneficiar o cérebro. Em estudo, o alcaloide DMT, que está presente na chacrona utilizado na ayahuasca, demonstrou ter qualidades neuroprotetoras, isto é, protege os neurônios contra danos que afetam o sistema nervoso.