Quem tem depressão não sonhar?

Perguntado por: npacheco7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Estudo relaciona falta de sonhos com doenças como depressão e ansiedade. A pesquisa de Rubin Naiman, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou uma improvável conexão: a falta de sonhos se relaciona diretamente com o aumento de doenças mentais como depressão e ansiedade.

Na verdade, os seres humanos sonham todas as noites, lembrem-se ou não dos sonhos que tiveram. Aliás, há trabalhos demonstrando que todos os mamíferos sonham. Para o cérebro não faz diferença se é sonho ou realidade.

Insônia, hiperssonia e depressão
O transtorno do sono mais comumente encontrado no transtorno depressivo é a insônia, caracterizada, principalmente, pelo sono inadequado e/ou não restaurador, com consequências diurnas como irritabilidade, deficit de concentração e de memória e SED1,2.

Como já explicamos, não é que você não esteja sonhando, apenas não se lembra dele. De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na "Biological Psychiatry", indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.

Além dos temas recorrentes, algumas características prevaleciam nos sonhos entre as pessoas com ansiedade, entre elas a presença de relacionamentos antigos e a alta potência e velocidade. O autor da pesquisa, Anton Ramish, explicou que os ansiosos tendem a ter mais pesadelos com ambientes assustadores e hostis.

“Tente dormir e acordar em horários regulares; respeite uma média de 6 a 8 horas de sono; exerça atividades relaxantes a noite como tomar um banho quente, um chá ou ler um livro; faça o uso de um bom colchão e de um travesseiro adequado ao seu biótiopo; atente-se para sua postura ao dormir mantendo a coluna sempre ...

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

Porque sonham uns mais que outros
Quando isto não acontece, é provável que algo de errado esteja a acontecer com os ciclos de sono que não proporcionam o descanso do corpo, facultado principalmente pelo sono profundo, e o descanso da mente, alcançado durante os períodos de sonho.

Uma pessoa que perdeu toda sua capacidade de sonhar é um ser que não tem metas ou objetivos para alcançar. Isto é, terá sérios problemas para encontrar motivos para seguir adiante, pois nossos desejos e a vontade para realizá-los são um motor muito potente que nos dá o foco e a força para seguir em frente.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.

Se acordar no meio de um sonho que você quer revisitar, fique deitado e parado. Quando você se move depois de acordar, os estímulos sensoriais do ambiente começam a interferir com os resquícios do sonho que ainda estão na sua mente. Isso fará com que as coisas que você lembra do sonho sumam mais rápido.

Logo, seguem algumas dicas de como ter bons sonhos, garantindo uma noite tranquila e restauradora.

  1. Cuide da higiene do sono. ...
  2. Pratique exercício físico. ...
  3. Tenha um ritual do sono. ...
  4. Evite álcool. ...
  5. Faça refeições leves. ...
  6. Cuide da posição de dormir. ...
  7. Gerencie a sua ansiedade.

Pesquisa sugere que existem diferenças cerebrais entre pessoas que se lembram dos sonhos quando comparadas àquelas que quase nunca se recordam do que sonharam.