Quem tem curso técnico pode fazer especialização?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A especialização técnica é uma ótima opção para quem busca se aperfeiçoar depois do curso técnico.

O que fazer depois da formação no curso técnico?

  1. abertura do próprio negócio com conhecimento prático e teórico;
  2. concursos públicos com vagas para a área desejada;
  3. ingresso rápido no mercado de trabalho;
  4. especialização técnica.

Possibilidade de eliminar matérias na graduação
Além de abrir o caminho para o nível superior, o curso técnico possibilita ao aluno diminuir a carga horária da graduação, eliminando a necessidade de realizar aquelas disciplinas que já domina.

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

A principal diferença entre as duas modalidade de ensino é o nível de escolaridade. Enquanto o tecnólogo é uma graduação de nível superior - ou seja, uma faculdade -, o curso técnico tem formação de nível médio. O estudante que opta pela educação técnica pode ainda estar cursando ou já ter terminado o Ensino Médio.

Enquanto as pós-graduações se especializam em determinadas áreas, os cursos de capacitação abordam temas mais específicos. Além disso, a capacitação tem menor tempo de duração e não exige diploma de graduação para o ingresso e nem trabalho de conclusão de curso.

Sim, técnicos de enfermagem também podem fazer uma especialização. Enfermagem é uma área muito ampla e com muitas oportunidades, e não poderia ser diferente para o técnico de enfermagem. Se você deseja ter um currículo mais competitivo no mercado de trabalho, fazer uma especialização pode ser excelente oportunidade.

Isso porque o conceito de pós-graduação é bem amplo e pode se tratar de variados formatos de cursos: mestrado, doutorado, MBA e claro, uma especialização. Assim, é possível dizer que toda especialização é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é uma especialização.

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

O curso técnico, como o nome já diz, ensina as técnicas para a prática de determinada função profissional. A graduação, por sua vez, confere o título de grau superior a partir da conclusão dos cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura.

A vantagem de fazer um curso técnico antes da faculdade é que você chegará ao ensino superior mais preparado do que a maioria dos estudantes que não passaram por essa etapa. Assim, aproveitará melhor as aulas específicas do curso e poderá, até, dar aulas de reforço para os seus colegas.

cinco anos

A certificação dos profissionais em qualquer dos três níveis tem prazo de validade de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado.

quatro anos

Sua duração pode ser de até quatro anos, e, ao finalizar o curso, o aluno tem direito a dois diplomas: o do ensino médio e o de técnico de nível médio. Para se matricular no curso técnico, é fundamental ter o ensino fundamental completo.

Para lecionar no ensino técnico, o profissional precisa ter concluído um curso de graduação na área correspondente. Pode ser um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Recomendamos que faça um curso técnico em enfermagem, pois alcançará seus objetivos de forma breve. Outro ponto que talvez você não saiba, é que para fazer a graduação em enfermagem é necessário ter o nível médio completo, mas o mesmo não acontece com o curso técnico.

é possível sim tá.

Os cursos técnicos são uma boa oportunidade para quem pensa em trabalhar em uma função mais operacional e ter uma formação rápida. A faculdade, por sua vez, proporciona salários mais altos e melhores oportunidades de trabalho.

O curso técnico dura de 1 ano e meio a 3 anos. Curso técnico é considerado graduação? O curso técnico não é considerado uma graduação, pois é um curso de nível médio, com a característica de ser profissionalizante.