Quem tem crise de ansiedade pode tirar habilitação?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sim, pode, porém o grau de periculosidade muda de caso a caso. Quanto mais você entender sobre você mesma, quais seus medos,conflitos, mais você poderá encontrar dentro de si as formas de lidar com determinadas situações.

Evite possíveis imprevistos ou aborrecimentos e chegue com antecedência. Já na área de exame, acomode-se num local mais reservado – fuja de conversas paralelas que possam desencadear emoções apreensivas. Afinal estão todos em momento avaliativo, assim como você, e o nervosismo deles certamente vai te contaminar.

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros. Ao realizar o exame, há três situações possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.

Vamos relembrar que se o candidato apresentar ansiedade durante o Exame Psicotécnico PM, ele será declarado NÃO-APTO.

A bula do Rivotril® (clonazepam) alerta para o impacto desse medicamento na habilidade ao volante, sendo o paciente desaconselhado a dirigir durante o tratamento5.

“Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Evite tomar calmantes, relaxantes e analgésicos, eles podem fazer o efeito contrário do que você busca, que é a calma para conseguir fazer uma boa prova.

Esse teste possui questões relacionadas aos seguintes tópicos:

  • Raciocínio lógico.
  • Processamento de informação.
  • Tomada de decisões.
  • Concentração.
  • Memória.
  • Comportamento.

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

Como fazer uma boa avaliação psicológica em concursos públicos?

  1. Motivação. É muito importante transmitir aos avaliadores que você está motivado a ingressar na instituição e a colaborar com o órgão. ...
  2. Postura. ...
  3. Tomada de decisão. ...
  4. Boa comunicação. ...
  5. Empatia. ...
  6. Equilíbrio emocional. ...
  7. Disciplina.

Este teste é projetado para apontar seus traços de personalidade e não é executado com perfeição. A reprovação em um exame psicotécnico não significa que você não pode dirigir, mas que seu perfil mental é temporariamente incompatível com a atividade.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.