Quem tem crise de ansiedade fica se tremendo?

Perguntado por: aespinosa8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A ansiedade é uma sensação, na maioria das vezes, comum a todo ser humano. Mas, quando ela ocorre em excesso, pode ser caracterizada em vários quadros, inclusive como crise de ansiedade ou crise de pânico. Os sintomas podem incluir taquicardia, falta de ar, suor excessivo e tremores.

A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.

Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores. Estes são chamados de tremores psicogênicos por estaremos relacionados aos transtornos psíquicos.

Estresse, medo ou ansiedade - O organismo encara esses momentos de tensão e se prepara para uma reação de ataque. Uma série de hormônios estimulantes são liberados para manter a pessoa em alerta, como a adrenalina. Tais substâncias também levam à contração muscular involuntária que causa tremores, espasmos ou dores.

Dentre as medicações utilizadas, as mais comuns são:

  • beta bloqueadores, como o propranolol;
  • anticonvulsivantes, como a primidona, a gabapentina, o topiramato, o fenobarbital;
  • benzodiazepínicos, como o clonazepam;
  • toxina botulínica para alguns tipos específicos de tremores, como tremor de cabeça e voz.

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Entre outros sintomas físicos causados pela ansiedade estão:

  • Boca seca, tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Ondas de calor;
  • Calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dificuldade para engolir.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

Um dos sintomas de ansiedade mais constantes da síndrome é a sensação de tontura e fraqueza em todo o corpo. Apesar da ansiedade não causar fraqueza muscular em si, ela promove uma constante sensação de cansaço e enfraquecimento dos membros - o que pode ser intensificado durante uma crise.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

Geralmente, são tremores rápidos, leves e inofensivos, quase imperceptíveis. Podem atingir as mais diversas partes do corpo: mãos, braços, pernas, rosto e outros.

Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores. A primidona deve ser iniciada na dose de 50 mg à noite.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Medicamentos mais usados no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

  • Alprazolam (Frontal);
  • Diazepam (Valium);
  • Lorazepam (Lorax);
  • Clonazepam (Rivotril).

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

O tremor essencial é um distúrbio do movimento que alcança até 5% da população mundial, vinculando-se a transtornos psiquiátricos e sofrimento psíquico. O presente artigo teve como objetivo identificar a produção científica brasileira sobre este tremor, considerando os aspectos psicológicos associados.

Sentir palpitação ou o coração acelerar tende a provocar um pensamento imediato: “será que é algum problema cardíaco?” Acontece que o aumento da frequência cardíaca pode ser também um sintoma de um episódio de ansiedade, algo que ficou mais comum em meio à pandemia do coronavírus.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.