Quem tem creatinina alta pode comer ovo?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

priorizar uma alimentação equilibrada, com itens frescos, frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais; evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados, ultraprocessados, açúcar e alimentos refinados.

Quando os rins trabalham de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de creatinina tendem a ser elevar. Quanto mais alta estiver a creatinina sanguínea, mais grave estará a insuficiência renal.

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Como baixar creatinina? Não existe algo que baixe os níveis de Creatinina. Como ela é decorrente de problemas com a função renal, primeiro é necessário identificar qual tipo e em que nível esse comprometimento renal se encontra.

Em geral, a excreção aumentada da creatinina é associada a algum problema nos rins, como insuficiência renal, infecção nos rins ou alguma doença renal crônica que pode ocasionar o acúmulo de creatinina no sangue.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Pães, massas e doces. O consumo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos pode corroborar para o sobrepeso, que também impacta na saúde renal, pois os rins precisam trabalhar mais para dar conta de filtrar o sangue e manter o equilíbrio nutricional do organismo.

O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.

Algo que pode ajudar a fazer isso é incorporar o suco para limpar os rins na rotina. A preparação conta com ingredientes como salsinha, abacaxi e gengibre. Além disso, você vai necessitar de água e de maçã, fruta que aparece para deixar o suco mais docinho.

Não devem ser utilizadas em pacientes com insuficiência renal, no caso da creatina, ou com arritmias cardíacas, no caso da cafeína – alerta o endocrinologista, que lista as doses dos suplementos: Creatina - 3 a 5 gramas por dia; Cafeína - no máximo 6mg/kg/dia, nunca ultrapassando 300mg por dia.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

- Batatas: Pode ser a tradicional batata inglesa ou a batata doce, não importa. Esses tubérculos, são alimentos repletos de vitaminas e minerais que ajudam a combater os cálculos renais. O amido, substância encontrada em grande quantidade nesses vegetais, também auxilia nas funções renais, purificando o órgão.

Alimentos ricos em purinas de origem vegetal não precisam e nem devem ser evitados, pois são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Deve ser estimulado o consumo de laticínios com baixo teor de gordura (leite desnatado, queijos magros/light).

Níveis acima do limite de normalidade podem indicar doença renal. Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL.

Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.