Quem tem colite pode comer ovo cozido?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para algumas pessoas comer uma dieta rica em proteína, tal como carne magra, frango, peixe e ovos, pode ajudar a melhorar os sintomas de DII. Evite alimentos “problemáticos”. Elimine qualquer outro alimento que possa piorar os seus sintomas.

Melhores alimentos para quem sofre de colite ulcerativa

  • Aveia. ...
  • Salmão. ...
  • Azeite. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Kimchi. ...
  • Alimentos para colite ulcerativa: Banana.

-Frutas cozidas, suco de limão diluído, suco de maçã e água de coco são permitidos; -Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas(feijão, grão de bico, ervilha). Prefira as verduras cozidas.Na fase mais grave da diarréia também as evite; -Evitar carnes gordurosas e preparações que contenham gordura.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Na fase ativa da doença, com sintomas como diarreia, a pessoa que foi diagnosticada com colite deve evitar alimentos picantes e condimentados, como pimenta, páprica, molho shoyu, mostarda e ketchup, porque podem irritar ainda mais a mucosa intestinal.

Existem dois tipos de fibras: solúveis (devem ser consumidas) e insolúveis (devem ser evitadas em pessoas com retocolite). Insolúveis: pães integrais, casca de maça e uva, pipoca, farelo de trigo, brócolis, repolho, etc.

Se você não tem esse hábito, sugiro fortemente que comece.

  • Alecrim: diminuição da distensão abdominal, atividade anti-inflamatória e diurético.
  • Capim cidreira: diminuição dos gases, atividade anti-inflamatória e ansiolítica.
  • Gengibre: melhora da digestão, atividade anti-inflamatória e analgésica.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que causa úlceras na parede do intestino. A inflamação pode começar apenas no reto, mas com o tempo tem tendência a se estender para outras partes do intestino grosso, especialmente se o tratamento não for feito.

Estudo com o probiótico à base de Escherichia coli Nissle (uma cepa não patogênica de E. coli) se mostrou eficaz tanto para induzir a remissão em pacientes com colite ulcerativa como na manutenção da remissão por pelo menos 1 ano – conforme Fedorak (2010).

Suco de couve, pepino e maçã
Bata no liquidificador uma folha de couve, suco de ½ limão, um pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente, uma maçã vermelha sem casca e 150 ml (cerca um copo) de água de coco. Beba gelado.

Caso exista, recomenda-se reduzir o consumo de laticínios e optar pela versão sem lactose, quando consumir. Um outro problema comum, está relacionado às proteínas do leite. Algumas pessoas podem apresentar alergia ao leite de vaca, o que é uma reação à essas proteínas e não ao carboidrato (lactose).

A colite é caracterizada pela inflamação do cólon, que corresponde a maior porção do intestino grosso. A inflamação do cólon pode provocar desconforto e dor abdominal, que pode ser leve e recorrente ou grave e aguda, aparecendo repentinamente.

Mastigar bem a comida e evitar alimentos difíceis de digerir também ajuda na cicatrização mais rápida do intestino.

Uma alimentação que contemple todos os grupos, como frutas, legumes, raízes e tubérculos, entre outros, além de uma hidratação adequada, são necessárias para que a cicatrização seja eficiente.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Além disso, devem-se evitar alimentos gordurosos, manteiga, carnes vermelhas, leite integral, queijos amarelos, bacon, linguiça, alimentos processados e condimentados. Evitar bebida alcoólica e também os que aumentam a produção de gases como feijão, milho, ovo, repolho, entre outros.

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Retocolite ulcerativa: pode ser grave e estar associada ao câncer colorretal. Manifesta-se na forma de ulcerações que podem se concentrar em uma determinada parte do cólon ou atingir toda a mucosa do órgão.

De acordo com a ABCD (Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença do Crohn), a alimentação não é a causa da doença, mas manter uma dieta com alimentos leves e diminuir os ricos em gorduras e condimentados contribui para melhorar a qualidade de vida de quem tem colite.

Procure imediatamente assistência médica, se tiver sangramento intestinal ou crises persistentes de diarreia; Não coma alimentos que contenham fibras insolúveis (cascas de frutas, verduras, etc.)

Continuar lendo Como se pega colite?