Quem tem colesterol pode cozinhar com banha de porco?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O ideal é que essas pessoas evitem a banha de porco, que contém alta concentração de gordura saturada e optem pelo óleo vegetal, sempre em pequenas quantidades. “A gordura saturada que está presente em alta concentração na banha de porco, é uma das responsáveis por aumentar o colesterol.

Principal diferença é que banha pode ser aquecida e o azeite não. Antes considerada uma vilã para a saúde, a banha de porco, utilizada de forma correta, pode ser tão saudável quanto o azeite.

As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).

Benefícios da banha de porco
Além disso, o alto teor de gorduras insaturadas ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares por contribuir com a regulação dos níveis de triglicerídeos e colesterol, aumentando o “bom” (HDL) e diminuindo o ruim (“LDL”) – o que evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

EVITE: Manteiga, creme de leite convencional e light, nata, chantilly, maionese convencional e light, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha de porco e de galinha, bacon, toucinho, torresmo, leite de coco, óleo de dendê.

Azeite extra virgem
O azeite extravirgem ajuda na elevação do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), já que o alimento possui gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica para o coração e tem ação antiinflamatória.

Limite sua ingestão de gordura saturada
As gorduras saturadas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal, como carnes e laticínios integrais. Uma alta ingestão de gordura saturada pode contruibuir para elevar o LDL, ou seja, o colesterol que faz mal quando alto.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM O COLESTEROL ALTO
Frituras de modo geral: (Peixe frito, carnes à milanesa, batata frita, etc) Embutidos (Salsicha, linguiças, presuntos, salaminho) Fontes animais de gorduras (Bacon, banha de porco, carnes gordas como picanha e costela)

DE PORCO, atente-se a esse detalhe.
...

  1. A BANHA DE PORCO é muito SENSÍVEL à temperatura. Quando o tempo está frio ela coalha. ...
  2. Como dito antes, a BANHA DE PORCO é muito. sensível à temperatura, por isso, da mesma forma. que coalha com facilidade, em uma temperatura mais. ...
  3. A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do.

Portanto, posso afirmar que não faz mal fritar ovo na banha de porco. Pelo contrário, substituir o óleo de soja, milho, canola, entre outros, por banha de porco, é a melhor decisão.

Carne de vaca, porco e frios são todos ricos em gorduras saturadas, que uma pessoa com doença hepática gordurosa deve tentar evitar.

Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

"Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano." Na sequência, manteiga ou banha animal são mais indicadas do que óleo de girassol e de milho.

5 FORMAS DE BAIXAR O COLESTEROL RAPIDAMENTE

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Sim! Como vimos, não há uma relação direta entre o seu consumo e o aumento dos níveis de colesterol endógeno (o que fica dentro do corpo), desde que essa ingestão respeite alguns limites. Ou seja: nada de exageros.