Quem tem colesterol alto pode usar azeite de oliva?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O azeite extravirgem ajuda na elevação do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), já que o alimento possui gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica para o coração e tem ação antiinflamatória. No entanto, não se pode exagerar no consumo.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão ...

Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Sim! Como vimos, não há uma relação direta entre o seu consumo e o aumento dos níveis de colesterol endógeno (o que fica dentro do corpo), desde que essa ingestão respeite alguns limites. Ou seja: nada de exageros.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Algumas dicas para baixar o colesterol ruim (LDL) são fazer mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos regularmente, aumentar o consumo de fibras solúveis e beber chá verde diariamente, por exemplo, além de dar prioridade ao consumo de frutas, verduras e peixes frescos, cozinhar com molhos naturais, ...

Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais.

Alimento para baixar o colesterol: Algumas frutas como maçã, frutas cítricas e abacate. Tanto as maçãs quanto as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão), contém pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol LDL. Já o abacate é rico em gordura monoinsaturada.

COLESTEROL ALTO SINTOMAS

  • Dores em locais onde há o estreitamento/entupimento das artérias;
  • dor ou desconforto no peito;
  • dores nas pernas ao caminhar;
  • queda de pelos nas pernas;
  • pele fria;
  • cansaço ao realizar atividades físicas comuns, como caminhar;
  • palidez nos dedos.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

O feijão é rico em fibra solúvel, que contribui para normalizar os níveis de colesterol. Com efeito, os ensaios clínicos mostram que comer feijão com frequência reduz os níveis de colesterol LDL e triglicérides, e aumenta os níveis de colesterol HDL.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol são:

  1. Alcachofra. A alcachofra é rica em antioxidantes, principalmente luteolina, que ajuda a prevenir a formação do colesterol. ...
  2. Sementes de linhaça. ...
  3. Feno grego. ...
  4. Água de alho. ...
  5. Aveia. ...
  6. Levedura de cerveja. ...
  7. Cúrcuma.

Para pessoas com colesterol alto, o macarrão mais indicado é o que não contém ovos. No entanto, como normalmente a quantidade desse ingrediente nas massas é pequena, o consumo de macarrão com ovos não é prejudicial. Já a maior ou menor presença de fibras no alimento pode fazer diferença.

De acordo com especialistas, depende de como o café é preparado. Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado.

O colesterol alto é causado quando o fígado produz mais colesterol do que o necessário. Isso ocorre quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o que leva à alteração do nível normal para um que não é saudável.