Quem tem colesterol alto pode tomar café preto?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

“Pessoas que sabem que têm níveis elevados de colesterol e querem fazer algo a respeito devem ficar longe de bebidas não filtradas, incluindo café feito na prensa francesa”, disse Thelle. “Todos os outros podem tomar seu café filtrado ou coado com a consciência limpa.”

Pessoas com o colesterol no limite podem optar pelos leites do tipo C ou o semidesnatado. Segundo ela, o consumo dos leites mais gordos (A, B e o tirado na hora da vaca) trazem riscos para essas pessoas.

» Açúcar mascavo
Não deve ser consumido por quem tem glicose e taxa de triglicérides altas.

Café com pão integral, frutas e cereais
Para o café da manhã, a dica do Dr. Magnoni é dar preferência ao pão integral que é rico em fibras e menos calórico. Outra orientação é ingerir frutas como acerola, morango e laranja.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Quem tem colesterol alto pode comer pão? Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Peixes ricos em ômega 3, como sardinha, salmão, cavalinha, atum e arenque; Ervas e especiarias, como alecrim, canela, açafrão, manjericão, salsa e coentro; Bebidas, como água, água de coco, café e chás sem açúcar, além de chás com propriedades hipocolesterolêmicas, como o chá de alcachofra ou dente de leão.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Veja também alguns chás possuem componentes antioxidantes que podem ajudar a baixar o colesterol, veja quais são essas bebidas:

  1. Chá de alcachofra;
  2. Chá mate;
  3. Chá dente-de-leão;
  4. Chá de cúrcuma;
  5. Chá verde;
  6. Chá vermelho.

Dra. Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais.

Para regularmos o colesterol e alcançarmos níveis desejados, é importante moderar o consumo de carboidratos refinados (açúcares, farinhas, refrigerantes e alguns alimentos industrializados).

O açúcar de coco e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol são algumas alternativas naturais que podem ser substituídas para contribuir com a perda de peso e melhorar a saúde, além de prevenir e controlar doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados. Hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras. O cigarro potencializa os riscos de doenças do coração.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Muitas folhas verdes escuras, como espinafre e couve, contêm poucas calorias, mas oferecem proteção contra ataques cardíacos, ajudando as paredes da artéria a ficarem livres do acúmulo de colesterol.