Quem tem colesterol alto pode comer uva preta?

Perguntado por: aguterres . Última atualização: 2 de junho de 2023
4 / 5 13 votos

As uvas roxas, vermelhas ou pretas possuem um antioxidante chamado resveratrol, que possui ação antioxidante, antiplaquetária e que diminui a oxidação do colesterol LDL.

As uvas de cor escura, do vermelho ao preto, são benéficas para a saúde por conter diversos nutrientes que melhoram o funcionamento do corpo. Entre os destaques está a presença de Vitamina C e de Resveratrol, uma substância antioxidante capaz de auxiliar na proteção das células.

Detalhes. O colesterol alto, que pode ser uma tendência hereditária, aumenta o risco de problemas cardíacos. Suco de uva eleva o HDL e auxilia no controle do LDL. O recomendável é comer até um ovo por dia, de preferência cozido.

A fruta é rica em vitamina A, B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco. Sendo um alimento com uma grande quantidade de fibras que possuem um alto teor nutritivo e isento de colesterol.

A recomendação é consumir 10 uvas ou um cacho pequeno por dia. O ideal é sempre que possível dar preferência para a fruta in natura, mas o suco de uva integral também é recomendado, por ser saudável e preservar boa parte dos nutrientes da fruta.

As uvas verdes são ricas em antioxidantes e vitamina C. Esses compostos são importantes para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce das células. A fruta também ajuda a controlar a glicose e tem menos açúcar que as versões mais escuras.

Como consumir – Para aproveitar todos os benefícios dessa fruta, é importante consumir a uva inteira, com a casca e o caroço, que deve ser bem mastigado antes de engolir.

uva verde

A uva verde, ajuda a melhorar a circulação, possui. grandes quantidades de vitaminas K e B1, que ajuda a. fixar o cálcio. A uva verde tem menos açúcar que as uvas roxas!

Faz mal comer uva à noite? Não, muito pelo contrário! A uva contém melatonina, o hormônio do sono, e pode garantir uma noite de sono melhor.

Morango

Morango
O morango é uma fruta rica em pectina, um tipo de fibra solúvel boa para baixar o colesterol ruim e os triglicérides. A ciência já comprovou seus benefícios.

maçã

A maçã é outra aliada na luta contra o colesterol alto e sua potência vem principalmente da boa quantidade de flavonoides e fibras solúveis, cujas propriedades reduzem os índices desse elemento no sangue, segundo a nutricionista.

Quem sofre de úlcera, gastrite ou candidíase crônica deve evitar ou comer uva com moderação. Conteúdo não disponível.

A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

Assim como a aveia, o feijão é rico em fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol. Fora isso, auxilia na perda de peso, já que leva mais tempo para ser digerido, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo.

Beber o suco de uva roxa em jejum: a uva possui resveratrol, que é um antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

niacina

A niacina ganhou popularidade nos últimos 50 anos e é usada principalmente para elevar o nível de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como colesterol bom.

Veja mais abaixo como fazer opções que a nutricionista Débora Palos selecionou para os leitores do Eu Atleta: melancia; goiaba; uva caseira; romã; frutas vermelhas com maçã; abacate com couve e limão; laranja com berinjela e farelo de aveia; e morango com cenoura. Mas, antes, uma breve explicação sobre o colesterol.

O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduze o colesterol bom (HDL). Atualmente, o ovo deixou de ser vilão e passou a ser considerado um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias que beneficiam a saúde.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.