Quem tem colesterol alto pode comer mandioca cozida?

Perguntado por: isalgado9 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Reduz o colesterol: devido a quantidade de fibras que a mandioca possui, ela atua de forma benéfica diretamente no intestino, ajudando a diminuir a glicemia e o colesterol no sangue.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

O melhor horário para comer raiz
De forma geral, as raízes podem ser consumidas pela manhã, pela noite, e até no almoço, como uma opção de carboidrato de boa qualidade.

A mandioca é a terceira fonte de calorias mais importante do mundo, atrás apenas do arroz e do milho, sendo que até 800 milhões de pessoas o usam como fonte de alimento, afirmaram pesquisadores da Augustana University Plant Pathology e Global Food Safety.

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

A batalha dos carboidratos
Todos são fonte de carboidratos e, o aipim tem quase 3 vezes mais calorias que a batata inglesa. Porém o aipim tem maior quantidade de vitaminas A,B1,B2 e C.

- Dê preferência aos alimentos de baixo índice glicídico: frutas, alimentos integrais, tubérculos (ex. Batata doce, mandioca, cenouras), etc. E evite os de alto índice glicídico (>70): farinha branca, bolo, batata inglesa, arroz branco, macarrão, massas, tapioca, refrigerante, açúcar.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Assim como a aveia, o feijão é rico em fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol.

1 - Ajuda a controlar o colesterol: A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

Por conter alto teor de carboidratos, a tapioca pode ser adicionada na rotina alimentar sem que você tenha que se preocupar com as gorduras ruins – aquelas que colaboram na elevação das taxas de colesterol.

Recomendo substituir pães e massas em geral por versões INTEGRAIS. O pão refinado após digerido poderá se transformar em glicose mais rapidamente que o integral. Procure sempre por opções integrais. O mesmo vale para macarrão ou massas em geral.

A mandioca é fonte de carboidratos complexos e conta ainda com uma pequena vantagem: uma quantidade maior de carboidratos em relação aos outros alimentos. Enquanto a batata-doce tem 18g de carboidratos em 100g, a mandioca tem 30g.

Não existe nenhum tipo de contraindicação para o consumo desse alimento, mas um cuidado importante precisa ser tomado. "A mandioca não pode ser consumida crua", alerta a nutricionista. Algumas espécies de mandioca possuem uma substância chamada ácido cianídrico, que pode causar intoxicação por ingestão.

Benefícios da mandioca na dieta
Ou seja, são carboidratos menos calóricos, que se transformam aos poucos em energia para o corpo. Ao contrário do arroz branco, por exemplo, que se converte em açúcar no processo de digestão e é rapidamente absorvido pelo corpo, aumentando assim as taxas de glicose no sangue.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

O aipim é muito utilizado em dietas e serve como opção de refeição, para evitar o consumo de alimentos gordurosos. Além disso, as fibras presentes em sua composição provocam a sensação de saciedade mais rápida. A presença das fibras também auxilia no trânsito intestinal.

Mandioca X batata
Fazendo justiça, porém, precisamos avisar que a abundância em energia traz um efeito colateral: 100 gramas de mandioca têm quase três vezes mais calorias que a mesma porção de batata – são 160 calorias contra 58.

Em relação à composição nutricional, tem-se que o teor de carboidrato na mandioca é maior do que na batata-doce. Mas os dois atendem muito bem a quem se exercita e sobretudo está em busca da hipertrofia.