Quem tem colesterol alto pode comer arroz branco?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Todos os tipos de feijão são benéficos contra o colesterol, porém o feijão de corda é o campeão.

No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral. Além de diminuírem os níveis de colesterol, os grãos integrais não provocam picos tão altos nos níveis de açúcar no sangue, contêm mais fibras e fazem com que o corpo permaneça saciado por mais tempo.

Proteínas magras, como frango, ovos, tofu e peru; Peixes ricos em ômega 3, como sardinha, salmão, cavalinha, atum e arenque; Ervas e especiarias, como alecrim, canela, açafrão, manjericão, salsa e coentro; Bebidas, como água, água de coco, café e chás sem açúcar.

O feijão é rico em fibra solúvel, que contribui para normalizar os níveis de colesterol. Com efeito, os ensaios clínicos mostram que comer feijão com frequência reduz os níveis de colesterol LDL e triglicérides, e aumenta os níveis de colesterol HDL.

Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

Ou seja, quem tem colesterol alto pode comer banana, e o ideal é que ela faça parte de um cardápio equilibrado e bem calculado quanto ao volume de carboidratos. E mais: ela é bem melhor do que opções refinadas, como pães, bolos, massas e biscoitos.

Boa notícia: pode sim! “De 'vilão' a 'mocinho', o ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações”, diz a especialista.

Alimento para baixar o colesterol: Algumas frutas como maçã, frutas cítricas e abacate. Tanto as maçãs quanto as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão), contém pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol LDL. Já o abacate é rico em gordura monoinsaturada.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração.

Para pessoas com colesterol alto, o macarrão mais indicado é o que não contém ovos. No entanto, como normalmente a quantidade desse ingrediente nas massas é pequena, o consumo de macarrão com ovos não é prejudicial. Já a maior ou menor presença de fibras no alimento pode fazer diferença.

Foi-se o tempo em que a carne de porco era vista como uma vilã da alimentação saudável e balanceada. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a carne suína não tem mais colesterol que as demais. Mas, para se beneficiar deste alimento, é preciso escolher os cortes mais magros.

De acordo com especialistas, depende de como o café é preparado. Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado.

Algumas dicas para baixar o colesterol ruim são:

  1. Fazer exercício físico regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em fitoesteróis e fitoestanóis. ...
  3. Aumentar a ingestão de fibra. ...
  4. Consumir alimentos probióticos. ...
  5. Beber chá verde diariamente. ...
  6. Consumir gorduras saudáveis. ...
  7. Comer mais alho. ...
  8. Beber suco de berinjela.

Ainda assim, é melhor evitar. Salgados, batatas fritas, pastéis, mesmo se forem fritos em óleos vegetais, favorecem o aumento nas taxas do colesterol ruim.

1 - Ajuda a controlar o colesterol: A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais.

Rosana Perin Costa, diretora do departamento de nutrição do Hospital do Coração, explica que pessoas com colesterol elevado só devem tomar leite desnatado. Pessoas com o colesterol no limite podem optar pelos leites do tipo C ou o semidesnatado.