Quem tem colesterol alto da dor nas pernas?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Com o tempo, a aterosclerose pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, além de apresentar sinais e sintomas que variam de acordo com as artérias atingidas, como: dores no peito, dor nas pernas ao caminhar, dormência, falta de ar, palpitações, problemas de sono, fadiga (cansaço) e confusão mental ...

Quando os níveis de colesterol LDL (ruim) estão elevados, ocorre o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, processo conhecido como aterosclerose. Isso pode levar ao estreitamento e endurecimento das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo adequado para os órgãos vitais.

Como vimos, o colesterol alto causa dor no peito quando já está danificando as paredes dos vasos sanguíneos e o funcionamento do coração.

A pravastatina e a fluvastatina parecem ser as drogas deste grupo com menor incidência de dor muscular. A dose de 40 mg por dia da pravastatina mostrou-se bastante segura e com baixa incidência de lesão muscular.

Geralmente, a dor nas pernas é causada por ficar longos períodos em pé, além de pequenas lesões musculares da prática de exercícios intensos. Além disso, pode ser causada também pela falta de atividades físicas, por câimbras e má circulação. O que na maioria das vezes não chega a ser preocupante.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Veja também alguns chás possuem componentes antioxidantes que podem ajudar a baixar o colesterol, veja quais são essas bebidas:

  1. Chá de alcachofra;
  2. Chá mate;
  3. Chá dente-de-leão;
  4. Chá de cúrcuma;
  5. Chá verde;
  6. Chá vermelho.

As estatinas se configuram entre os medicamentos mais comuns para tratar quadros de colesterol elevado. Elas agem como inibidoras da produção colesterol no fígado. Geralmente, são indicadas em casos em que não é possível o controle do colesterol com mudanças na alimentação ou prática de atividades físicas.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Colesterol é necessário ao organismo – O colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Ele é essencial para o funcionamento destas células.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

Mas os estudos mostram que o colesterol na dieta não está relacionado com o aumento do colesterol ruim no sangue. Os ovos aumentam o HDL (o bom colesterol) e não estão associados a um risco aumentado de doença cardíaca. Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim!

A sinvastatina causa dor muscular em todos os casos? Não, muito pacientes usam sinvastativa por muitos meses e anos e não tem mialgia. Porém esses pacientes podem apresentam episódios de dor muscular quando fazem uso de outros medicamentos associados, principalmente medicamentos inibidores da enzima P450.

A última etapa é a conclusão da causa específica da dor nas pernas, sendo as principais:

  1. Dor muscular, contraturas: ...
  2. Insuficiência venosa: ...
  3. Fibromialgia: ...
  4. Artrites: ...
  5. Ciatalgia: ...
  6. Neuropatia periférica: ...
  7. Doença arterial obstrutiva periférica: ...
  8. Síndrome do stress tibial medial (canelite):

A dose inicial de sinvastatina geralmente é de 20 mg ou 40 mg por dia. Sinvastatina começa a agir em cerca de 2 semanas.

Por exemplo, se a dor na perna for muito forte, fizer você mancar ou surgir repentinamente, vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e até falta de ar, pode ser trombose, que merece intervenção imediata e deve ser tratada no pronto-socorro.