Quem tem CNPJ paga IPVA?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Mas, diferentemente de clientes PCD (Pessoa Com Deficiência) ou Taxistas, a compra via CNPJ não se beneficia de isenções fiscais, como IPVA, ICMS ou IPI, como ocorre nessas duas categorias, por exemplo. Ela só depende das montadoras que oferecem pomposos descontos para empresas e profissionais liberais.

A compra de veículos pelo CNPJ pode ter ótimos descontos para o bolso do empreendedor, as reduções podem variar de 2,0% até 30% do valor total do veículo.

Transferência de veículos usados para pessoa jurídica
Quando se trata de pessoa jurídica, quem faz os pedidos é o proprietário ou representante legal da empresa com a procuração autenticada. Na compra do veículo, deve-se preencher o CRV e fazer o reconhecimento de firma em cartório.

A Zignet oferece a maior cobertura de consultas veiculares do país. Possui integração com 25 DETRANS em todas as regiões brasileiras. Além de poder parcelar os débitos do seu veículo em até 12 vezes no cartão de crédito, você também pode optar pelo pagamento online ou nos postos físicos.

Governo mantém parcelamento em até 5 vezes para IPVA-2023 a proprietários de veículos paulistas. indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam.

Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".

O não pagamento do boleto DAS pode gerar débitos na dívida ativa da União, além de levar ao cancelamento do seu CNPJ – que ocorre depois de 2 anos de inadimplência. Com o cancelamento do seu CNPJ, consequentemente você não conseguirá mais emitir notas fiscais.

Agora é possível consultar seus débitos veiculares pela Carteira Digital da Serasa e pagar o licenciamento dos veículos de placas 5, 6, 7, 8, 9 e 0 – cujo vencimento ainda não se expirou. Além disso, também é possível parcelar o licenciamento no cartão de crédito em 12x ou à vista no Pix ou via boleto.

É importante lembrar que o desconto de até 30% varia conforme a fabricante e o modelo escolhido. Atualmente alguma das marcas que oferecem desconto são Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Renault.

A compra do supermercado que você faz para a sua casa você vai usar o seu CPF, mas se comprar no mesmo supermercado itens para a sua atividade deve separar e comprar com o CNPJ. Com o CNPJ você pode ter vantagens para adquirir – por exemplo – uma máquina nova e financiar ela pelo banco onde mantém conta.

Como imprimir o CRLV Digital 2022 no site do Detran?

  1. Acesse sua conta no portal do Detran do seu Estado;
  2. Procure por “Documento” nos serviços oferecidos;
  3. Informe a placa e o Renavam;
  4. Imprima o CRLV Digital 2022.

Licenciamento pode deixar de depender do pagamento de IPVA e multas. O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa.

Cadastro pelo CPF

  1. Baixe o app Zul+; ...
  2. Faça o cadastro e registre o veículo; ...
  3. Toque em “CRLV Digital”; ...
  4. Solicite a emissão do CRLV 2022; ...
  5. Pague a taxa de emissão; ...
  6. Pronto! ...
  7. Acesse o Portal de Serviços da Senatran; ...
  8. Veja também.

Na Fiat não é necessário ser uma grande empresa para conseguir o desconto das vendas diretas, qualquer um que tenha inscrição como Pessoa Jurídica pode receber os benefícios. Os descontos para CNPJ podem chegar a 18% e para solicitar basta ir a uma concessionária com o CNPJ e a Inscrição Estadual vigentes.

O Microempreendedor Individual, também conhecido como MEI, pode comprar carros 0 km com descontos através da modalidade de venda direta das montadoras. A redução no preço final do veículo pode variar de 2,5% a 30%, dependendo das regras de cada fabricante e preço do modelo.

A montadora de origem nipônica Toyota, com descontos de até 10% para CNPJ e produtor rural, todos ligado diretamente ao agronegócio.

Não é só vantagem financeira que deve ser considerada
O IPVA tem uma particularidade. É um imposto de um bem que tem uma rotatividade maior do que o imóvel. Na hora de vender o carro, é preciso quitar o IPVA. Por isso, é melhor pagar à vista logo de cara, já que a diferença entre investir e pagar à vista é pequena.

Alguns governos estaduais chegam a dar descontos de até 15% no pagamento do IPVA à vista, como é o caso do Espírito Santo. Assim, para o motorista que tem dinheiro disponível, é uma boa oportunidade para pagar menos imposto, especialmente se o IPVA for dos mais caros.

Tem como tirar os juros do IPVA atrasado? Não, na maioria dos Estados brasileiros não há como tirar o juros do IPVA atrasado. Porém, em localidades como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, há programas de parcelamento do IPVA atrasado.

Além do Distrito Federal, 12 estados oferecem a isenção de IPVA para carros com mais de 15 anos de fabricação. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe. Já no Mato Grosso, a regra sobe para veículos fabricados há mais de 18 anos.