Quem tem cisto sente dor na perna?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Isso porque eles podem machucar suas costas ou pernas quando ficam muito grandes. Você não tem muito espaço em sua pélvis, então quando um cisto fica muito grande, dependendo de onde ele está, pode levar a dor para as costas ou na perna.

Isso porque alguns cistos podem aumentar de tamanho, e por algum motivo ainda não conhecido pela medicina, pode inflamar e se tornar muito doloroso. Por isso, se você está sentindo muita dor nesta região, procure seu médico imediatamente para que ele possa solicitar os exames necessários para chegar a um diagnóstico.

No entanto, quando um cisto aumenta de tamanho, pode causar desconforto, dor e complicações, como o rompimento de um vaso sanguíneo. Nesses casos, é necessário um diagnóstico e tratamento adequados para o cisto no ovário.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Como é feito o exame CA-125
O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer outro teste sanguíneo. Mas também é possível ser feita a análise a partir de líquido do peito ou da cavidade abdominal.

Para diagnosticar uma inflamação nos ovários, é fundamental consultar o ginecologista e fazer os exames de sangue indicados. O médico também pode pedir exames de ultrassonografia pélvica e videolaparoscopia para confirmar o diagnóstico.

A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

“Cistos como o hemorrágico roto podem provocar perda acentuada de sangue e queda da pressão arterial, além de dor abdominal aguda e intensa”, explica a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.

Embora a maioria dos cistos seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente. Os cistos benignos podem ser acompanhados por exames de imagem ou removidos cirurgicamente.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Conforme a área e a dimensão dos cistos, eles podem levar ao estreitamento do canal vertebral por onde os nervos passam, e, quando isso acontece, os pacientes começam a sentir dores fortes no local.

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

As pacientes acometidas por estes tipos de cistos no ovário não funcionais podem permanecer sem sintomas (assintomáticas) ou apresentar dor abdominal, além de aumento do volume abdominal, irregularidade menstrual e alterações urinárias ou digestivas.

Evite andar de bicicleta, andar de moto, pois o trauma será direto na região. Em muitos casos, só esses cuidados já permitem uma cicatrização do cisto. Mas se você sentir dor, incômodo ou febre, procure seu médico!

Principais sintomas de Cisto no Ovário

  • Dor ou sensação de peso na região pélvica ou abdominal;
  • Dor durante o ato sexual;
  • Distensão abdominal;
  • Enjoos;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dificuldade ou vontade súbita de evacuar e ganho de peso.

Tipos de cisto de ovário
Surge quando a ovulação não acontece ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Normalmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho varia de 2,5 cm à 10 cm e geralmente diminui no período de 4 a 8 semanas, e não é considerado um tipo de câncer.

O cisto de ovário pode ser operado também por corte igual ao de cesárea, mas o mais indicado é a cirurgia Vídeo-laparoscópica, realizada através de alguns pequenos cortes de 1,0 cm no abdome. Essa cirurgia que é minimamente invasiva é a mais indicada para operamos o cisto de ovário.