Quem tem cisto Anecoico pode engravidar?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

O cisto no ovário não causa infertilidade, porém a mulher pode apresentar dificuldades de engravidar em razão das alterações hormonais que podem causar a formação do cisto. Com acompanhamento médico e tratamento adequado, ele tende a diminuir ou desaparecer, facilitando a fecundação.

Os cistos no ovário impedem a gravidez. Mito. É muito raro um cisto ovariano causar infertilidade, mas ele pode dificultar a concepção devido às alterações hormonais que provoca. É recomendável que a mulher faça o acompanhamento do cisto ovariano antes de tentar engravidar.

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de anticoncepcionais hormonais. Os anticoncepcionais, na maioria das vezes, fazem com que os cistos diminuam de tamanho e até mesmo despareçam. Dessa forma, a paciente poderá retornar as suas tentativas de gestação espontânea ou ao seu tratamento de reprodução humana.

Sim, pois raramente cistos ovarianos causam infertilidade. Portanto, mulheres que possuem cisto no ovário podem engravidar (mesmo que seja somente no ovário esquerdo, direito ou ambos). O que acontece é que o cisto dificulta a gravidez, pelas alterações hormonais que causa.

O cisto simples, anecóico e homogêneo nunca se transforma em câncer de mama e é completamente benigno. Porém, quando o médico identifica uma parte sólida dentro do cisto é preciso realizar um exame de biópsia, pois, o cisto pode ser um câncer de mama ou um papiloma (cisto benigno).

E aspecto anecóico. Na maior parte do tempo, esses cistos são perfeitamente normais1! A grande maioria deles são na verdade os folículos amadurecendo durante a ovulação. São chamados de cistos funcionais ou cistos comuns, que aparecem em todos os ciclos ovulatórios.

Cisto anecóico é um tipo de cisto em que o seu conteúdo é pouco denso, ou seja, geralmente formado apenas por líquidos. Os cistos podem surgir em qualquer local do corpo, sendo mais comum em órgãos como ovários, mamas, rins, tireoide ou fígado por exemplo.

A menstruação geralmente não altera com o cisto de ovário, mesmo que seja de endometriose. Por outro lado, quando o cisto aparece por persistência de um folículo (cisto fisiológico, natural) que não ovulou, pode relacionar-se com o mecanismo normal do ciclo menstrual, acarretando irregularidade menstrual.

O tempo de espera para a tão desejada gravidez varia a cada caso, mas identificamos que 3-6 meses é o período considerado ideal para aguardar engravidar após uma laparoscopia.

Cisto folicular
Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

Mulheres que possuem cisto no ovário do tipo benigno e que relatam dores abdominais intensas, bem como a presença de mais de um dos sintomas presentes na lista relatada previamente, podem optar pelo tratamento com anticoncepcionais hormonais (caso não exista nenhuma contraindicação para tal tratamento).

Presente em 10% das mulheres em idade fértil, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença ainda sem causa definida, apesar de ter sido relatada pela primeira vez na década de 30.

“Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”, descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”

Sensação frequente de barriga inchada; Menstruação irregular; Dor constante nas costas ou flancos; Desconforto ou dor durante o contato íntimo.