Quem tem cirrose hepática pode comer feijão?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

É errado pensar que um paciente com cirrose deva evitar proteína. Fontes de proteínas são as carnes e ovos; vegetais como feijão, ervilha, lentilha, milho, soja e os derivados do leite. Utilize esses alimentos, adotando eles conforme seu gosto e tolerância.

Evitar bebidas alcoólicas, o café, os alimentos fritos, os alimentos gordurosos (embutidos, vísceras animais), lácteos integrais (preferir os desnatados).

Drogas, toxinas, e infecções: Reações intensas a medicamentos, exposição prolongada a toxinas presentes no meio ambiente, e congestão hepática prolongada (por exemplo em casos de insuficiência cardíaca) podem levar à cirrose.

Comer feijão verde pode ajudar a estimular e ajudar o fígado para que ele possa liberar toxinas de forma mais eficiente. O feijão verde também fornece fontes de antioxidantes, que podem reduzir a inflamação causada por toxinas.

A única chance de cura para cirrose em estágio avançado é o transplante de fígado.

- Dê preferência aos alimentos de baixo índice glicídico: frutas, alimentos integrais, tubérculos (ex. Batata doce, mandioca, cenouras), etc. E evite os de alto índice glicídico (>70): farinha branca, bolo, batata inglesa, arroz branco, macarrão, massas, tapioca, refrigerante, açúcar.

Resumindo, a dieta de uma pessoa com cirrose compensada é praticamente igual que a de pessoas sem cirrose, simplesmente se alimentando com moderação e evitando bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos.

Laranja

Laranja. A laranja faz bem ao fígado, pois além de uma ótima fonte de vitamina C, contem flavonoides e carotenoides, propriedades com ação anti-inflamatória, fundamental para reduzir os danos as células que podem se tornar inflamações e gerar doenças no fígado.

Alimentos como pães, massas, arroz e batata devem ser consumidos em poucas quantidades. Sempre que possível, consumir a versão integral desses alimentos.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Açúcar deve ser evitado, para que o fígado tenha um bom funcionamento. O órgão faz a conversão de carboidratos ingeridos em excesso em gordura, que se armazena no próprio órgão, podendo originar uma doença hepática gordurosa.

Quais são as causas da cirrose? A cirrose é mais associada ao consumo excessivo de álcool e outras drogas, mas também pode ser resultado de outras doenças, como as hepatites autoimune, B e C, que podem ser desencadeadas pelo uso excessivo de certos medicamentos.

Na cirrose, estudos demonstram que os exercícios melhoram a saúde muscular, a qualidade de vida, a fadiga e não apresentam eventos adversos. Mas devem ser exercícios físicos supervisionados e após liberação do seu médico.

Quanto ao tratamento da cirrose hepática, a principal medida é eliminar a causa básica: suspender completamente o consumo de álcool, regular o peso, controlar o diabetes (quando presente) e tratar infecções virais (hepatites B e C).

Açúcar e sal
A ingestão excessiva de sobremesas e de outros alimentos açucarados traz grande prejuízo para a saúde do fígado. Isso porque o órgão converte os carboidratos ingeridos em gordura e a armazena. Com isso, há um risco elevado de desenvolver uma doença hepática, como o fígado gorduroso.