Quem tem ceratocone tem direito a aposentadoria?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O Ceratocone dá direito à aposentadoria pelo INSS ? Conforme falado acima, o portador de ceratocone apenas poderá se aposentar por invalidez pelo INSS caso fique comprovado que ele esteja impossibilitado de trabalhar em razão de sua deficiência visual.

A pessoa com ceratocone deve, portanto, ser reconhecida como deficiente visual. Essa classificação possibilitará que se desenvolvam campanhas de inclusão e informação sobre a doença. Além disso, permitirá maior acessibilidade para o doente, favorecendo a melhoria de sua qualidade de vida.

O ceratocone é grave quando não tratado, principalmente por ser uma condição que pode evoluir e ocasionar até mesmo a perda de visão do paciente. Caso o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento realizado da forma correta, é uma condição que não costuma gerar grandes problemas.

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

Grande parte dos pacientes com Ceratocone apresentam conjuntivite alérgica crônica, desenvolvendo o hábito de coçar os olhos, o que pode estimular e, agravar a doença.

CID 10: H186 CID
O código é H186, a descrição é ceratocone, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito pouca probabilidade de causar óbito, com referência não há e os códigos que agora são H186 não há nenhum.

O segundo parágrafo nos diz o seguinte: “Para concessão do benefício previsto no artigo, é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor do que 20/200 no melhor olho após a melhor correção; ou campo visual inferior a vinte graus ou ocorrência simultânea de ambas ...

Caso seja identificada baixa visão no exame, a CNH constará uma observação de obrigatoriedade do uso de óculos ou lente de contato. Em casos graves de ceratocone onde nem óculos, lentes de contato ou cirurgias alcançem a visão mínima necessária, pode ser que não se obtenha a habilitação de motorista.

Ainda não se conhece a causa exata da doença. Possivelmente, as alterações na superfície da córnea sejam resultado de inúmeros fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa membrana e vão desde o decréscimo no aporte de colágeno até o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência.

A questão é que o valor do procedimento vai depender muito de alguns fatores, como por exemplo, o cirurgião que realizará a cirurgia e qual técnica ele utilizará. Porém, a cirurgia de crosslinking tem preço em média por volta de R$4 mil.

A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Pode, ainda, atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.

Como doença se caracteriza por deformidade na córnea, quem tem ceratocone não deve coçar os olhos para não agravar o problema. Conheça os tratamentos. A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Ela tem uma curvatura arredondada e é formada por fibras de colágeno.

No Brasil, cerca de 150 mil pessoas sofrem com o ceratocone, que, infelizmente, não possui cura. No entanto, pessoas diagnosticadas com a doença podem ter uma vida saudável, já que existem tratamentos para retardar a progressão dessa condição ocular.

Como uma pessoa que tem ceratocone enxerga? Na maioria dos casos, quando uma pessoa tem ceratocone, ela costuma ter uma visão com embaçamento leve, em estágio inicial da doença. Em casos mais avançados, o embaçamento é grave.

Como saber se o ceratocone é avançado ou não?

  1. Desfoque da visão (podendo evoluir com o agravamento da doença);
  2. Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  3. Dificuldades para enxergar à noite;
  4. Dificuldades para realizar atividades rotineiras, como ler e dirigir;

Se caso a pessoa queira dar entrada nesse tipo de benefício, a pessoa deverá comprovar para o INSS que não tem capacidade de trabalhar de nenhuma forma. No entanto, o entendimento deverá ser feito pelo perito do INSS junto de todos os documentos comprobatórios.

  1. Controle as alergias, se tiver. Se seus olhos estiverem coçando devido a alergias, tome um anti-histamínico regularmente e evite os alérgenos que estão causando isso. ...
  2. Aumente a ingestão de cálcio. ...
  3. Tome suplementos de vitamina D, se necessário. ...
  4. Evite esfregar os olhos. ...
  5. Use óculos de sol com proteção UV.

As opções ideais de lentes para ceratocone que existem são as lentes de contato gelatinosas e as lentes de contato rígidas de curvatura optimizada, escleral ou asférica. Muitos oftalmologistas indicam as lentes rígidas (RGP) para o tratamento de ceratocone por apresentarem melhores resultados entre os pacientes.