Quem tem ceratocone pode usar maquiagem nos olhos?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Para pacientes com ceratocone, é recomendável evitar o uso de maquiagem ou usar apenas produtos hipoalergênicos e específicos para os olhos.

Cerca de 20% dos pacientes com ceratocone, no entanto, vão precisar de um transplante de córnea para ajudar a restaurar a sua visão em algum momento de suas vidas. Infelizmente até o momento não há uma maneira eficiente de evitar ou prevenir o ceratocone.

Por isso, o risco de desenvolver ceratocone é maior nos pacientes alérgicos, que sentem muita coceira nos olhos. Ele também está presente em pessoas com Síndrome de Down ou com alterações oculares congênitas, como a catarata e a esclerótica azul (branco do olho), por exemplo.

A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Pode, ainda, atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.

Se você tem ceratocone e está incapacitado para o trabalho, pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) ou aposentadoria por invalidez junto ao INSS.

A correção com lentes de grau é o primeiro passo para tratar o ceratocone e prevenir a progressão da doença que, sem tratamento, pode levar à cegueira. Mas em casos mais avançados, há outras possibilidades que o especialista da Médicos de Olhos S.A destaca, como o tratamento com crosslinking de colágeno corneano.

  1. Controle as alergias, se tiver. Se seus olhos estiverem coçando devido a alergias, tome um anti-histamínico regularmente e evite os alérgenos que estão causando isso. ...
  2. Aumente a ingestão de cálcio. ...
  3. Tome suplementos de vitamina D, se necessário. ...
  4. Evite esfregar os olhos. ...
  5. Use óculos de sol com proteção UV.

Dificilmente o ceratocone evolui a ponto de causar cegueira. Ainda assim, se o tratamento correto não for realizado, a doença pode, sim, comprometer a visão de maneira significativa, afetando a qualidade de vida e dificultando a realização das tarefas diárias.

O Crosslinking é uma técnica bastante eficaz para estabilizar a progressão da deformidade da Córnea ocasionada pela doença.

O acompanhamento da progressão da doença deve ser feito e caso essa ocorra há indicação do Crosslinking de córnea. Portanto todo paciente com ceratocone pode sim usar óculos e é a correção visual de escolha nos casos onde ainda conseguimos obter uma visão satisfatória com o mesmo.

O ceratocone não provoca a cegueira, mas prejudica a visibilidade, proporcionando imagens retorcidas ou sombreadas e dificultando a realização de tarefas rotineiras”, afirma o médico. A hereditariedade é fator preponderante para o surgimento da doença.

A pessoa com ceratocone deve, portanto, ser reconhecida como deficiente visual. Essa classificação possibilitará que se desenvolvam campanhas de inclusão e informação sobre a doença. Além disso, permitirá maior acessibilidade para o doente, favorecendo a melhoria de sua qualidade de vida.

Graus de ceratocone

  • Grau I — Incipiente;
  • Grau II — Moderado;
  • Grau III — Alto;
  • Grau IV — Avançado.

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).