Quem tem ceratocone pode ter habilitação?

Perguntado por: hvieira3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quem tem ceratocone pode ter dificuldades para tirar a primeira habilitação ou mesmo para renovar a CNH, uma vez que a visão pode afetar seriamente a visão em ambos os olhos. Porém, com a redução das exigências e desenvolvimento de novos materiais para lentes de contato, é possível tirar carteira de motorista.

Como doença se caracteriza por deformidade na córnea, quem tem ceratocone não deve coçar os olhos para não agravar o problema. Conheça os tratamentos. A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Ela tem uma curvatura arredondada e é formada por fibras de colágeno.

Conforme consta no item 5.2.3, da Instrução Suplementar IS n 67-004, sobre os requisitos oftalmológicos, ceratocone é uma das patologias passíveis de inaptidão do candidato e é dever do médico e da clínica informar à ANAC sobre a condição de saúde dos inspecionados.

O laudo médico para PcD é direito de toda pessoa com deficiência. É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso.

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

O ceratocone é grave quando não tratado, principalmente por ser uma condição que pode evoluir e ocasionar até mesmo a perda de visão do paciente. Caso o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento realizado da forma correta, é uma condição que não costuma gerar grandes problemas.

  1. Controle as alergias, se tiver. Se seus olhos estiverem coçando devido a alergias, tome um anti-histamínico regularmente e evite os alérgenos que estão causando isso. ...
  2. Aumente a ingestão de cálcio. ...
  3. Tome suplementos de vitamina D, se necessário. ...
  4. Evite esfregar os olhos. ...
  5. Use óculos de sol com proteção UV.

Quem tem visão monocular pode dirigir? Sim. Essas pessoas conseguem tirar Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Portanto, podem guiar motocicleta e automóvel, desde que não exerçam atividade remunerada, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Pode, ainda, atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.

Junho é o mês de combate ao ceratocone e a principal recomendação para evitar a doença é evitar coçar ou esfregar os olhos.

É uma condição progressiva e que costuma estabilizar-se entre os 30 e 45 anos. Entretanto, algumas medidas ajudam a atrasar o seu desenvolvimento. Entenda, com a ajuda desse artigo, como evitar a progressão do ceratocone.

Caso seja identificada baixa visão no exame, a CNH constará uma observação de obrigatoriedade do uso de óculos ou lente de contato. Em casos graves de ceratocone onde nem óculos, lentes de contato ou cirurgias alcançem a visão mínima necessária, pode ser que não se obtenha a habilitação de motorista.

O segundo parágrafo nos diz o seguinte: “Para concessão do benefício previsto no artigo, é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor do que 20/200 no melhor olho após a melhor correção; ou campo visual inferior a vinte graus ou ocorrência simultânea de ambas ...

Deficiência visual: acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações; cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa ...

O Ceratocone dá direito à aposentadoria pelo INSS ? Conforme falado acima, o portador de ceratocone apenas poderá se aposentar por invalidez pelo INSS caso fique comprovado que ele esteja impossibilitado de trabalhar em razão de sua deficiência visual.

A questão é que o valor do procedimento vai depender muito de alguns fatores, como por exemplo, o cirurgião que realizará a cirurgia e qual técnica ele utilizará. Porém, a cirurgia de crosslinking tem preço em média por volta de R$4 mil.

No Brasil, cerca de 150 mil pessoas sofrem com o ceratocone, que, infelizmente, não possui cura. No entanto, pessoas diagnosticadas com a doença podem ter uma vida saudável, já que existem tratamentos para retardar a progressão dessa condição ocular.

Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.