Quem tem célula-Flama?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

As células-flama estão geralmente ligadas entre si por meio de canais que se abrem no exterior. Encontram-se em diversos grupos animais, como os platelmintes, os anelídeos, as larvas de moluscos e no anfioxo.

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.

Célula-flama é uma estrutura responsável pela excreção em animais do filo dos platelmintos.

Minhocas, sanguessugas e outros animais invertebrados de corpo mole, cilíndrico e dividido em anéis (daí a origem de seu nome) são classificados como anelídeos, pertencentes ao filo Annelida.

Os Nematelmintos são os seres pertencentes ao Filo Nematoda e também podem ser chamados de nematódeos ou nematóides. Do grego, “nematos” é filamento e “helmin” é verme; portanto, são vermes cilíndricos (forma de filamento). Seus principais representantes são Lombrigas, Filárias e Oxiúrus.

O sistema de excreção ocorre através de estruturas chamadas de protonefrídios, que contêm células ciliadas chamadas células-flama ou solenócitos. As células-flama eliminam as excretas transportando-as por canais e dutos que se abrem para o meio externo, liberando as excretas geralmente na forma de amônia.

Os rins são os principais órgãos do sistema excretor. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e produzir a urina, que é composta por água e substâncias tóxicas que precisam ser eliminadas do corpo.

Os animais terrestres excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água e não tóxica para as células. Em seres humanos e mamíferos, quase 80% do nitrogênio excretado é sob a forma da ureia. Onde ocorre o Ciclo da Ureia? O ciclo da ureia ocorre nas células do fígado e em, menor parte, nos rins.

Trata-se de uma célula excretora terminal. Esse tipo de célula filtra excretas do espaço intracelular e as lançam em canais excretores, que por sua vez se abrem em poros excretores dorsais. Os platelmintos contém células-flama.

Encontram-se estes órgãos em representantes dos filos Platyhelmintha, Gastrotricha, Rotifera e Nematoda. São encontrados na maioria dos animais acelomados, como platelmintos, asquelmintos, rotíferos, nemertíneos, alguns poliquetas primitivos.

Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes. Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma. Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.

artrópodes

O maior dos filos do reino animal, os artrópodes englobam milhares de espécies de insetos, aracnídeos e crustáceos. Em comum, esses indivíduos apresentam um corpo segmentado em diferentes partes, além de apêndices articulados, como as patas.

Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos.

Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.

Esses animais apresentam células germinativas que são responsáveis pela formação dos gametas (espermatozóide = gameta masculino; óvulo = gameta feminino). Esses gametas são liberados na água e a fecundação ocorre quando esses dois gametas se encontram.

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

Ascaridíase, ancilostomíase, filariose e bicho-geográfico são doenças causadas por nematódeos.

Há aproximadamente 20.000 espécies de platelmintos, as planárias, as tênias e os esquistossomos são os mais populares.

Continuar lendo O que é uma célula?