Quem tem canelite pode fazer caminhada?

Perguntado por: arosa3 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

A dor é um sinal de que o corpo precisa de descanso. Se a canelite não for grave, tudo bem sair para corridas curtas e leves. Já se a dor for intensa, só mesmo tirando uns dias de folga da corrida para aliviar.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porém, geralmente a canelite é curada em 3/4 semanas. Quando o caso é mais complexo e grave, como por exemplo, quando ocorre fratura por estresse, o tempo de recuperação é elevado para em média 6/8 semanas e pode ser necessário uma cirurgia.

Caminhada com a lateral externa do pé: faça caminhada tendo como apoio apenas a lateral externa dos pés; Caminhada com a lateral interna do pé: o oposto do anterior, com uma caminhada usando apenas a parte interna dos pés; Alongamento da panturrilha: este alongamento é feito em pé e visa alongar os músculos da região.

Isso pode ocorrer devido ao enfraquecimento desses músculos. E é de origem óssea quando ocorre a inflamação da membrana (periósteo) que reveste o osso da canela. Isso pode ocasionar dores tanto no momento da corrida quanto em atividades corriqueiras como subir e descer escadas ou até mesmo ao caminhar.

Não tratar essa inflamação pode fazer com que ela avance e atinja a tíbia (osso), prejudicando a sua estrutura e deixando o paciente mais propenso a fraturas na região. Ou seja: o problema pode se agravar bastante.

O principal sintoma da canelite são dores na canela, principalmente na face interna da perna. Em alguns casos, porém, a canelite pode provocar inchaço e sensibilidade ao toque, até mesmo na hora de se vestir, conta o dr.

A canelite deve ser tratada inicialmente com gelo e anti-inflamatórios não esteroides, para reduzir a inflamação, seguida de fisioterapia que objetiva a redução da inflamação e reequilíbrio da musculatura a fim de se prevenir a recidiva da lesão.

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

As pessoas que passam a sofrer com a canelite são aquelas que praticam algum tipo de atividade física que possui impacto repetitivo. Então, ao praticar caminhada ou corrida, a pessoa corre o risco de desenvolver esse problema e sentir muita dor na região da frente da perna (canela).

Quais são os sintomas de canelite?

  1. dor intensa na canela, na parte da frente da canela, localizada abaixo do joelho;
  2. inchaço nas pernas;
  3. perna sensível ao toque;
  4. fraqueza nos pés;
  5. dor ao se movimentar e após fazer exercícios físicos.

O primeiro passo para evitar a canelite é investir em um tênis de qualidade, com um formato de sola que se adeque ao seu tipo de pisada. Alterne o tipo de solo em que costuma se exercitar, para diminuir o impacto. Além disso, se gosta de correr, é indicado que o treino não seja iniciado pela corrida.

Por se tratar de uma inflamação que acomete um osso, o profissional médico responsável por identificar e prescrever um tratamento para a canelite é o ortopedista.

Para tratar a dor na canela, você deve consultar um profissional especializado, que pode recomendar compressas de gelo, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, e o uso de calçados feitos sob medida, que corrigem possíveis desalinhamentos da pisada e melhoram a distribuição de carga.

Tratamento para Canelite
O tratamento clínico do problema inclui ação de Correção estrutural e postura, com o uso de calçados e/ou palmilhas personalizadas. Modificação da atividade, onde entra o repouso, com suspensão das atividades de impacto por determinado período.

Para alongar a panturrilha, fique de frente para uma parede e coloque um pé na frente do outro, com uma distância considerável. Mantenha os calcanhares no chão e incline o corpo lentamente em direção à parede. Segure nessa posição por alguns segundos e troque as pernas. Repita algumas vezes.

Após a dor da canelite passar, alongar a panturrilha e os pés, além de fortalecê-los, pode ajudar a permanecer sem dor. Antes e após o treino de corrida, aposte em exercícios de alongamento e fortalecimento.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Em tenossinovite aguda, tendinite e peritendinite, uma injeção de DIPROSPAN Injetável poderá trazer alívio. Em formas crônicas destas doenças, poderão ser necessárias injeções repetidas, de acordo com as necessidades do paciente.

Pisada pronada
A energia da pisada vai forçar as estruturas internas da perna, podendo causar canelite (dor causada por uso excessivo ao longo da tíbia, o osso frontal grande na parte inferior da perna), além de forçar o joelho na parte interna - afirmou Ana Paula.