Quem tem câncer vomita escuro?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

4. Sangue no vômito ou fezes. É relativamente incomum, ocorrendo entre 10% a 15% dos casos de câncer no estômago, mas o sangue no vômito ou nas fezes denota um problema grave. Principalmente no segundo caso, quando as fezes aparecem escuras, com densidade pastosa e cheiro forte, é indicativo de tumor no estômago.

Vômito em “borra de café” é o vômito marrom-escuro de consistência granular, semelhante a grãos de café. Resulta de sangramento digestivo superior que diminuiu ou parou, com conversão da hemoglobina (vermelha) em hematina (marrom) pelo ácido gástrico.

Vômitos com sangue: o vômito com sangue ocorre em cerca de 10% a 15% dos casos. Os sangramentos gástricos são incomuns para o câncer de estômago. Ocasionalmente podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

No início, o câncer pode sangrar levemente, porque seus vasos sanguíneos são frágeis. Posteriormente, quando o câncer aumenta de tamanho e invade os tecidos circundantes, pode invadir um vaso sanguíneo próximo e causar hemorragia. O sangramento pode ser leve e indetectável ou detectável somente com testes.

As náuseas e os vômitos em pessoas em tratamento do câncer podem ser causados por: Radioterapia no cérebro, medula, abdome, pelve ou de corpo inteiro. Metástase cerebral. Intestino obstruído.

Os sintomas do câncer de esôfago incluem dificuldade para engolir (algumas pessoas sentem o alimento parado no peito), regurgitar alimentos não digeridos, refluxo, azia, rouquidão ou tosse ao comer ou beber. Sintomas posteriores podem incluir perda de peso, dor no peito e vômito com sangue.

Uma hemorragia do trato gastrointestinal superior (boca, esófago, estômago e intestino delgado) devido a úlceras pépticas ou rotura de vasos sanguíneos são causas comuns para vomitar sangue.

Quais são os sinais de hemorragia no trato digestivo?

  1. sangue vermelho brilhante no vômito.
  2. vômito parecido com borra de café
  3. fezes pretas ou como piche.
  4. sangue escuro misturado com as fezes.
  5. fezes revestidas ou misturadas com sangue vermelho brilhante.

As causas de hemorragia digestiva podem variar desde situações benignas e frequentes, como hemorróidas ou fissuras do ânus, até condições mais graves, como a úlcera péptica ou cancro do tubo digestivo (esófago, estômago ou cólon).

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Os vômitos são chamados precoces, quando ocorrem minutos após a ingestão de alimentos, e tardios, quando surgem duas a três horas depois. Quanto à sua duração, podem ser agudos, crônicos ou recorrentes.