Quem tem câncer pode usar micro-ondas?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Mito! A energia emitida pelo micro-ondas é a radiação não ionizante, diferente das máquinas de raios-X, e por esse motivo, eles não são capazes de promover alterações nas células corporais e provocar o aparecimento de câncer.

Usar microondas faz mal para a saúde? Segundo a OMS, a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde, mesmo durante a gravidez, porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica contida no seu interior, não se espalhando.

O que não pode colocar no micro-ondas? No geral, alimentos com cascas, películas ou membranas não podem ir ao aparelho sem os cuidados corretos. Todos eles devem ser perfurados antes do procedimento. Alimentos sem muita umidade também podem pegar fogo, então, cuidado ao manusear pães no eletrodoméstico.

Como funciona o forno elétrico? Esse tipo de forno funciona por meio do aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal o preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante.

MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o alimento mais cancerígeno é a carne processada. A OMS alerta que apenas 50 gramas diárias do alimento aumentam em 18% o risco de cancro colorretal. O alimento mais cancerígeno é a carne processada.

De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.

Use uma lâmpada que reaja ao aparelho
Dessa forma, pegue uma lâmpada pequena, sem ligar em nada. Passe ela por fora do micro-ondas com ele funcionando em máxima potência, em toda a sua superfície, especialmente na porta. Se estiver ocorrendo algum tipo de vazamento, a lâmpada irá acender levemente.

Benefícios do uso do micro-ondas
Em razão do tempo reduzido de cozimento, os alimentos preparados no forno micro-ondas tendem a permanecer com uma maior quantidade de nutrientes; Menor gasto energético que outros fornos, como o elétrico.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Radiação segura
Quanto à radiação do micro-ondas, ela é completamente inofensiva. Eles usam radiação eletromagnética de baixa frequência - o mesmo tipo usado em lâmpadas e rádios.

Vimos que pode colocar no microondas cerâmica, porcelana, vidro e outros materiais. Mas também descobrimos que tecido, papel, plásticos e metais não podem ser usados no microondas. Tenha atenção com estes materiais para não prejudicar sua alimentação nem causar um acidente no seu forno.

Forno elétrico é ideal para preparo de alimentos mais saborosos. Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida.

Quando o arroz sai do micro-ondas e volta a ser exposto à temperatura natural, essas substâncias tóxicas acabam aumentando bastante e podem causar uma grande intoxicação, com a presença de diarreia, náusea e vômitos. O ideal é reaquecer o arroz e depois mantê-lo acima de 60ºC.