Quem tem câncer pode comer tomate?

Perguntado por: ebonfim4 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Embora a evidência sugira que é provável que os alimentos que contenham licopeno, incluindo tomates, oferecem proteção contra o câncer, a American Institute for Cancer Research (AICR) salienta a importância de comer uma variedade de alimentos vegetais para garantir a maior proteção contra o desenvolvimento do câncer.

Na verdade não há uma comida específica que está proibida e deve ser cortada totalmente da dieta. Mas, como falado anteriormente, existem alguns tipos de alimentos e preparos que os especialistas não recomendam o consumo. Por exemplo, as carnes processadas e alimentos industrializados (ultraprocessados).

Quem tem câncer pode comer ovo? Ovos BEM cozidos sim! Conforme orientação da nutricionista, o ponto ideal é quando a clara está completamente dura e a gema espessa. Dessa forma, o paciente evita entrar em contato com micro-organismos, como a Salmonella.

Mito. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, do Ministério da Saúde, “até o momento não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a “matar o tumor” em humanos”.

Por ser rico em antioxidantes e outros nutrientes benefícios ao organismo, vale incluir esse saboroso ingrediente na rotina alimentar. O adendo fica quem tem o estômago sensível. Não é preciso excluir alimentação, apenas consumir com moderação por conta do teor de acidez.

Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.

Por ser um alimento pouco calórico (100g = 20 calorias) dá para comer até dois tomates por dia.

Suco de tomate, beterraba e laranja
Este suco é rico em licopeno do tomate, vitamina C da laranja e betalaína da beterraba, que são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos aliados no aumento da imunidade de pacientes com câncer

  1. 1 – Frutas cítricas. Não é nenhum segredo que as frutas cítricas são essenciais para melhorar a imunidade através da alimentação. ...
  2. 2 – Vegetais verdes. ...
  3. 3 – Tomate. ...
  4. 4 – Alho. ...
  5. 5 – Iogurte. ...
  6. 8 – Melancia. ...
  7. 9 – Grãos e leguminosas. ...
  8. 10 – Cúrcuma.

Devem ser evitados alimentos com característica laxante, como laranja, mamão, leite (e seus derivados), verduras e grãos integrais. Substitua por alimentos obstipantes, como banana prata, maçã, melão, melancia, goiaba e limão.

Para a dieta dos pacientes, a nutricionista indica alimentos saudáveis, que estimulem o paladar e o apetite. “Para o café da manhã, uma boa opção é o ovo, composto por aminoácidos que beneficiam a síntese de proteínas e ajudam a manter a imunidade fortalecida e preservar a massa muscular.

Beber café pode ajudar pacientes com câncer? Segundo pesquisas recentes, sim. Além de render energia para o corpo, ele pode beneficiar a saúde.

O consumo de açúcar ou alimentos açucarados faz “o tumor se espalhar.” Esta afirmação é mito. O açúcar (glicose é forma mais utilizada pelo organismo) é alimento de muitas células, incluindo as células tumorais, mas o seu consumo não será a causa direta de metástases.

– Raízes como inhame, cará, batata doce, cenoura, beterraba, mandioca e outras são excelentes fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico de boa qualidade que não podem faltar no nosso dia a dia. – Consumir cerca de 4 a 6 porções de frutas por dia, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes e fibras.

“Não existe consenso, mas costumamos considerar curado o paciente que atinge o marco de cinco anos sem evidência de doença após o trata- mento. Depois desse período, o risco de recidiva cai consideravelmente”, diz.

Alimentos leves e líquidos – mingau e aveia, torradas, biscoitos integrais e bolachas de água e sal podem cair bem, assim como alimentos frios, frutas em pedaços, água de coco, gelatinas, sorvetes e iogurte.

Não dê conselhos que não foram solicitados
Embora com boas intenções, dar conselhos não solicitados pode ser visto como invasivo e desrespeitoso. A pessoa com câncer precisa de suporte e compaixão, e não de ser forçada a seguir conselhos que ela não solicitou. Em vez disso, respeite as decisões sobre o tratamento.

O portador de câncer tem direito ao auxílio-doença? Sim, desde que seja considerado incapacitado temporariamente para o trabalho. Não há carência para o doente receber o benefício, desde que ele seja segurado do INSS.

Além dos antioxidantes que previnem a doença, a fruta é muito nutritiva e calórica, ideal para pacientes em tratamento do câncer que perdem muito peso.

O tomate pode ser consumido cru, cozido, desidratado, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia, que podem fornecer 8 a 21 mg de licopeno.