Quem tem câncer de mama têm isenção de Imposto de Renda?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como regra geral, a legislação é clara ao determinar que, independentemente do tumor, aposentados, pensionistas e militares reformados que forem diagnosticados com algum tipo de câncer possuem o direito de solicitarem a isenção do imposto de renda, mediante apresentação de laudo médico completo sobre seu estado.

As trabalhadoras diagnosticadas com câncer de mama têm direito ao saque integral do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, ao PIS e ao auxílio-doença enquanto a mulher estiver incapaz de trabalhar. Se a incapacidade laboral for permanente, ela terá direito à aposentadoria por invalidez.

O governo federal isenta cidadãos brasileiros que possuem doenças graves de pagar o Imposto de Renda. Entre essas enfermidades encontra-se o câncer.

Como regra geral, a legislação é clara ao determinar que, independentemente do tumor, aposentados, pensionistas e militares reformados que forem diagnosticados com algum tipo de câncer possuem o direito de solicitarem a isenção do imposto de renda, mediante apresentação de laudo médico completo sobre seu estado.

“Não existe consenso, mas costumamos considerar curado o paciente que atinge o marco de cinco anos sem evidência de doença após o trata- mento. Depois desse período, o risco de recidiva cai consideravelmente”, diz.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que não é necessário que o laudo apresentado seja público. Por isso, fique tranquilo. Basta que você tenha um laudo assinado por um médico (que trabalhe no setor público ou no privado) e que contenha as informações necessárias para comprovar o diagnóstico da doença.

Não é o fato de ter câncer que garante ao paciente ter a isenção de IPVA. A maioria das Legislações Estaduais define como principal requisito para a concessão da isenção do IPVA que o indivíduo apresente algum tipo de deficiência. Eventualmente o paciente com câncer pode se enquadrar nesse critério.

Pacientes com câncer têm direito à isenção de IPTU? Não há uma lei nacional que garanta a isenção. Assim, cada município tem sua legislação e pode ou não dar o benefício a portadores de doenças graves, como câncer.

Tenha em mente que tudo é permitido, poupando sempre o braço afetado, sem sobrecarrega-lo.

Para obter o benefício, é preciso comprovar por meio de perícia do INSS a incapacidade para o trabalho causada pela doença ou pelo tratamento para combatê-la, a exemplo da restrição de movimentos dos braços gerada pela mastectomia ou pelo esvaziamento da axila.

Limitação nos movimentos do braços ou do ombro. Dormência na mama ou no braço. Dor neuropática na parede torácica, axila e/ou braço. Se os linfonodos axilares forem removidos, também pode ocorrer outros efeitos colaterais, como o linfedema.

Os benefícios previdenciários que as pessoas com câncer poderão ter são os seguintes: Auxílio-Doença (Auxílio por Incapacidade Temporária); Auxílio-Acidente; Aposentadoria por Invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente).

As 16 doenças isentas do IR
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida); Alienação Mental; Cardiopatia Grave; Cegueira (inclusive monocular);

O benefício é antigo: está no artigo 6º da Lei 7.713, de 1988. Mas muita gente ainda não sabe. São várias doenças que dão direito à isenção: câncer, problemas no coração, doença de Parkinson, esclerose múltipla, AIDS, doenças graves decorrentes de acidentes de trabalho, entre outras.

Mulher que teve câncer de mama tem direito a isenção de IPVA.

Os carcinomas são tumores que se originam de células da pele, enquanto o melanoma é um tumor que tem origem a partir dos melanócitos (células produtoras de melanina), que são substâncias responsáveis pela pigmentação da pele.

Pela proposta, as doenças que, caso contraídas, permitem a alteração do contrato, são: moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, câncer, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, Mal de Parkison, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados ...