Quem tem bruxismo sente?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Sintomas: O bruxismo nem sempre provoca sintomas, ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam; outras percebem, com o tempo, o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista.

Como imprime força os músculos da face, então é natural que o bruxismo tenha alguns sintomas relacionados nesse sentido. Entre os mais comuns, podemos citar barulhos e/ou zumbidos no ouvido, sensação de ouvido tampado, tontura e dores de cabeça.

Cansaço ao longo do dia: pessoas com bruxismo dormem muito mal. Isso acontece porque, devido ao distúrbio, elas não conseguem avançar nos estágios do sono, tendo sempre sono artificial. Zumbido no ouvido, dores e infecções: por causa da constante pressão nos dentes, também chamada de Síndrome de Compressão Dentária.

Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado. "Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar", observou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono.

Opções de tratamento para bruxismo
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, está indicada no bruxismo diurno e noturno, ao reduzir a atividade da musculatura envolvida. Recomendada nos casos leves ou graves, como costuma acontecer em pacientes com trauma cranioencefálico, coma, autismo e síndrome de Rett.

Você sabia que muitas pessoas desenvolvem o hábito involuntário de ranger os dentes enquanto dormem? Estamos falando do bruxismo, problema sério que pode causar danos à saúde bucal.

Essa dor muscular na região das têmporas, masseter e cervical é decorrente da contração muito frequente desses músculos em pacientes portadores do bruxismo diurno.

O problema causa, principalmente, dores na face, nas laterais da cabeça, zumbido no ouvido, dores e dificuldade para abrir e fechar a boca, tontura, desgaste e sensibilidade dos dentes e, em casos mais graves, fraturas na arcada dentária.

O bruxismo do sono não tem relação com sintomas de ansiedade, ao contrário do bruxismo diurno. "Há um tempo atrás, achávamos que os pacientes que possuíam bruxismo noturno eram portadores de ansiedade e estresse.

O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

O nosso estado mental pode estar diretamente ligado a alterações físicas de nosso corpo. Isso é o caso do bruxismo, que pode ser resultado de situações que geram estresse e ansiedade constantes.

O bruxismo acordado pode ser devido a emoções como ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. Ou pode ser uma estratégia de enfrentamento ou um hábito durante a concentração profunda. O bruxismo do sono pode ser uma atividade de mastigação relacionada ao sono associada a despertares durante o sono.

Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

Entretanto, é importante destacar que muitas pessoas que exercem bruxismo não apresentam sintomas dolorosos. Um dos músculos bastante solicitados durante o bruxismo, denominado Temporal, se estende pela lateral do crânio podendo gerar dor, sentida como dor de cabeça devido à localização desse músculo.

Confira: 1) Massagear lenta e profundamente a região do músculo perto da orelha 10 vezes para cima e para baixo (verticalmente). 2) Colocar a língua como se estivesse sendo sugada completamente pelo palato (céu da boca) e manter nessa posição até que haja o "estalo" e ela se solte.

Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou ainda tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.