Quem tem BPC pode ter moto no nome?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 5 de abril de 2023
4 / 5 13 votos

Sim! Isso porque não existe nenhuma lei que impeça quem recebe BPC de ter bens em seu nome.

Quando o BPC pode ser suspenso ou cancelado? O principal motivo que causa a suspensão do BPC/LOAS é a alteração na renda do grupo familiar. Quando o INSS recebe a informação que a renda per capita do beneficiário sofreu alteração, deixando de ser inferior a 1/4 do salário mínimo o benefício é suspenso.

Pessoas com deficiência (PcD) que estejam aptas a passar por exames médicos e de direção têm direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O beneficiário do BPC/LOAS pode exercer atividade remunerada, no entanto, isso acarretará na suspensão do benefício assistencial. O beneficiário do BPC/LOAS pode exercer atividade remunerada na condição de aprendiz e receber, concomitantemente, o benefício assistencial pelo prazo máximo de 2 (dois) anos.

DECISÃO: Recebimento de benefício de prestação continuada não impede aquisição de veículo com isenção de triibuto.

Novo valor do BPC
Logo, o valor do benefício foi alterado em 2023, dos antigos R$1.212 para R$1.302. O valor do BPC é fixo em um salário mínimo, sem alteração com o perfil do beneficiário. Além disso, o BPC é um benefício assistencial, por isso, não dá direito ao recebimento de 13º salário.

Ou seja, o prazo máximo de pagamento do BPC ocorre até a pessoa melhorar a sua situação econômica. Isso pode ocorrer quando o beneficiário comece a trabalhar, por exemplo.

Não atualizar o CadÚnico
Esse é o principal motivo que pode causar a suspensão do BPC LOAS: a falta de atualização do CadÚnico. Isso porque, no pedido inicial do BPC LOAS, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para a liberação do benefício. Além disso, é preciso atualizar o cadastro a cada 2 anos.

O BPC é pago por meio de um cartão magnético que é usado apenas para o BPC. O cartão é gratuito e o beneficiário não precisa comprar nenhum serviço ou produto do banco. É possível também receber o pagamento do BPC por meio de conta-corrente ou conta-poupança.

Um dos requisitos obrigatórios para garantir a continuidade do pagamento do BPC-LOAS é o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que se manterá com a atualização de renda; esta que deverá ser feita ininterruptamente no limite de dois anos, com a ida do beneficiário ao CRAS (Centro de ...

Muitas pessoas acreditam que por receber o BPC, não têm direito ao Auxílio Brasil, mas isso não é verdade. Mesmo eles sendo benefícios assistenciais, o Ministério da Cidadania garante que é possível receber os dois simultaneamente, basta comprovar tudo o que é exigido em cada um deles.

Quem tem direito? Terão direito ao auxílio os caminhoneiros autônomos de carga cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022. O benefício será pago a quem estiver com a situação cadastral “Ativo” no RNTR-C e com CPF regular.

Um projeto de lei (3904/19) em tramitação no Congresso Nacional tem como objetivo beneficiar usuários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com acesso à CNH (carteira de motorista) grátis.

CNH Social: quem tem direito ao documento
Ter mais de 18 anos; Saber ler e escrever; Renda familiar deve ser de até meio salário mínimo (per capita) ou até três salários mínimos; Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);

Na verdade, pode sim! Não há nenhuma restrição quanto ao exercício de alguma atividade remunerada e o recebimento de uma pensão.

Não precisa ter conta em banco para receber benefício previdenciário. O segurado que tem o direito a benefício previdenciário reconhecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é obrigado a abrir conta corrente para receber os pagamentos.

Idoso ou pessoa com deficiência que recebe o BPC também pode receber bolsa família. Porém, nesses casos, é preciso ficar atento à renda per capita estabelecida pela Lei Orgânica de Assistência Social para o BPC e à renda estabelecida como regra para o bolsa família.

As pessoas idosas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm o direito a vagas gratuitas em transportes coletivos interestaduais ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens.